• Apresentar os principais fundamentos de estatística descritiva multivariada e de técnicas de análise multivariada de dependência;• Discutir aplicações em administração e marketing.
Estudo de Modelos de Regressão: clássico (simples e múltiplo), logístico, ANOVA, MANOVA e Análise de Preferência (ou Conjunta).
• Análise de Regressão Simples e Múltipla;• Análise de Regressão Logística;• Análise Discriminante Múltipla;• Análise de Variância Univariada e Multivariada;• Análise de Preferência.
Bibliografia Básica:Johnson, R. A., Wichern, D. W. (2002). Applied Multivariate Statistical Analysis. 5th edition. Upper-Saddle River: Prentice Hall.Bibliografia Complementar: Hair Jr., J. F., Anderson, R. E., Tatham, R. C., Black, W. C. (2005). Análise Multivariada de Dados. 5ª. edição. Porto Alegre: Bookman.Lattin, J., Carroll, J. D., Green, P. E. (2003). Analyzing Multivariate Data. Pacific Grove, CA : Thomson Brooks/Cole.Manly, B. J. F. (2008). Métodos Estatísticos Multivariados. 3ª. edição. Porto Alegre: Bookman.