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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4516 - Gestão de Marcas
Brand Management

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Discutir os conceitos de marca, identidade e design de marca, arquitetura de marca, patrimônio de marca;
Estudar os diferentes métodos de avaliação e entendimento da construção de marcas;
Desenvolver as competências e habilidades necessárias para a gestão estratégica da marca;
Investigar as metodologias de mensuração/atribuição de valor à marca, em seus aspectos tangíveis e intangíveis. Discutir criticamente e avaliar seus usos e possibilidades na gestão de marcas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5104676 - Otávio Bandeira de Lamônica Freire
 
Programa Resumido
A disciplina abordará os conceitos básicos, as atividades, os métodos e ferramentas para criar, desenvolver e gerir marcas, procurando apresentar cenários e contextos e situações que propiciem a discussão das competências e habilidades necessárias ao gestor de marcas contemporâneo.
 
 
 
Programa
• Conceitos e definições de marca e gestão de marca.
• Arquitetura, Identidade e Design de Marca
• Tipos e Escolha de Marca (Naming)
• Construção e Posicionamento de Marca
• Patrimônio de marca (Brand Equity) e Valor de Marca
• Análise estratégica, tendências e perspectivas na gestão de marcas
• Aspectos legais sobre marcas e patentes
 
 
 
Avaliação
     
Método
• Aulas expositivas e dialogadas;
• Apresentação e resolução de casos;
• Utilização de recursos multimídia para apresentação de conteúdos e exemplos práticos;
• Exposição, argumentação e defesa de projetos por parte dos discentes.
Critério
NOTA FINAL = 0,17(PI) + 0,28(PF) + 0,20(MQ) + 0,15(MC) + 0,20(TS)
sendo
PI = prova intermediária - até matéria da aula anterior;
PF = prova final - toda a matéria;
MQ = média aritmética dos quizes. Serão aplicados 1 ou mais testes (quiz) em datas aleatórias, sem prévio aviso aos alunos, sendo que o conteúdo do mesmo será relativo ao tema da aula daquele dia e/ou dias anteriores. O teste será aplicado na aula, e sua não realização naquele momento implica na atribuição de nota zero;
MC = média aritmética dos cases. Haverá 1 ou mais cases para análise;
TS = trabalho semestral.
Norma de Recuperação
Poderão fazer prova de recuperação os alunos que obtiverem média semestral entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     

Bibliografia Básica:
AAKER, D. A. Criando e administrando marcas de sucesso. São Paulo: Futura, 1996.
AAKER, D. A.; JOACHIMSTHALER, E. Como construir marcas líderes. São Paulo: Futura. 2001.

Bibliografia Complementar:
AAKER, D.A. Criando e administrando marcas de sucesso. São Paulo: Futura, 1996.
AAKER, D.A. Marcas: brand equity, gerenciando valor da marca. São Paulo: Negócio, 1998.
AAKER, D.A.; JOACHIMSTHALER, E. Como construir marcas líderes. São Paulo: Futura. 2001.
MESTRINER, F. Design de embalagens. Curso básico. 2. ed. São Paulo; Makron, 2002.
MESTRINER, F. Design de embalagens. Curso avançado. São Paulo. Makron, 2002.
NUNES, G.; HAIGH, D. Marca: valor do intangível. São Paulo: Atlas, 2003.
RIES. A.; TROUT, J. Posicionamento: a batalha por sua mente. 7. ed. São Paulo: Pioneira, 1997.
SAMPAIO, R. Marcas de A a Z. São Paulo: Campus, 2002.
SCHITT, B.; SIMONSON, A. A Estética do Marketing: como criar e administrar sua marca, imagem e identidade. São Paulo: Nobel, 2000.
SCHULTZ. D.E.; BARNES, B.E. Campanhas estratégicas de comunicação de marca. São Paulo: Qualimark, 2003.

Serão indicadas publicações de periódicos nacionais e internacionais para leitura pelos alunos.
 

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