• Exercitar no aluno o raciocínio lógico-analítico e a habilidade de utilizar a linguagem natural com maior rigor científico;• Introduzir conceitos de modelagem matemática, preparando o aluno para as disciplinas quantitativas• Introduzir o conceito de limite de função
A disciplina abordará noções de lógica e modelagem matemáticas, com aplicações às ciências humanas.
• Noções e operações de Teoria dos Conjuntos;• Lógica proposicional, tabela verdade, diagramas de Venn-Euler, tautologias, contrapositiva e leis de Morgan;• Produto cartesiano, relações e funções; conjuntos numéricos;• Revisão de álgebra: módulo, desigualdades, potenciação, radiciação e logarítmos;• Funções reais e gráficos;• Funções injetoras, sobrejetoras, bijetoras, inversas, compostas, crescentes e decrescentes;• Limites de funções reais, limites infinitos e no infinito e limites laterais;• Continuidade. Teorema do Valor Intermediário.
Bibliografia Básica:MORETTIN, P.A., HAZZAN, S. e BUSSAB, W.O. Cálculo – Funções de uma e várias variáveis. São Paulo: Editora Saraiva. 2003.Bibliografia Complementar:TAN, S.T. Matemática Aplicada à Administração e Economia, 2ª edição. São Paulo: Cangage Learning, 2007.GUIDORIZZI, Hamilton. Matemática para Administração, Rio de Janeiro: LTC, 2002.