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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4522 - Fundamentos da Comunicação II
Communication Principles II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa proporcionar aos alunos conhecimento das diversas teorias de comunicação (suas características e evolução histórica) e estabelecer relações com Marketing.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
691878 - Jane Aparecida Marques
2065862 - Sandra Lucia Amaral de Assis Reimão
 
Programa Resumido
Avaliar os conceitos associados a cada teoria da comunicação, seu inter-relacionamento, os principais autores de cada corrente teórica, avaliação crítica de cada teoria e entendimento do contexto em que elas se enquadram e podem ser utilizadas em situações concretas. Identificar o caráter interdisciplinar das teorias da comunicação através de fenômenos contemporâneos ligados aos diferentes meios de comunicação social e ao Marketing.
 
 
 
Programa
Teoria da informação e da comunicação
Teoria funcionalista
Teoria crítica: diferentes enfoques
Estudos culturais
Teóricos latino americanos
Comunicação de massa (McLuhan)
Comunicação mediada (Martín-Barbero)
Hipóteses contemporâneas de pesquisa em comunicação
 
 
 
Avaliação
     
Método
• Aulas expositivas;
• Seminários;
• Palestras;
• Recursos audiovisuais.
Critério
NOTA FINAL = 0,2(PI) + 0,3(PF) + 0,3(MQ) + 0,2(MP)
PI = prova intermediária  até matéria da aula anterior
PF = prova final  toda a matéria
MQ = média de quizzes; serão aplicados testes (quizzes) em datas aleatórias, sem prévio aviso aos alunos, sendo que o conteúdo do mesmo será relativo ao tema da aula daquele dia. O teste será aplicado ao início de cada aula, e sua não realização naquele momento implica na atribuição de nota zero.
MP = Média de painéis de apresentação de trabalhos durante as aulas.
Norma de Recuperação
Poderão fazer prova de recuperação os alunos que obtiverem média semestral entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica:
DEFLEUR, M.; BALL-ROKEACH, S. Teorias da comunicação de massa. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
HOHLFELDT, Antonio; FRANÇA, Vera Veiga; MARTINO, Luiz C. (Org.) Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001.
MATTELART, A.; MATTELART, M. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 1999.
WOLF, M. Teorias das comunicações de massa. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Bibliografia complementar:
ASSOUN, Paul-Laurent. A escola de Frankfurt. São Paulo: Ática, 1991.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. 5. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
COHN, Gabriel (Org.). Comunicação e indústria cultural. São Paulo: Nacional, 1978.
DOWBOR, Ladislau et al. Desafios da comunicação. Petrópolis: Vozes, 2000.
GUERRA, Marco Antônio; MATTOS, Paula de V. F. B. Indústria cultural. São Paulo: Editora UFSJT, 2008.
IANNI, Octavio. Enigmas da modernidade-mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
LIMA, Luiz, Costa (Org.). Teoria da Cultura de Massa. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
MATTELART, André; NEVEU, Érik. Introdução aos Estudos Culturais. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
MATTELART, Armand. Comunicação-mundo: história das idéias e das estratégias. Petrópolis: Vozes, 1994.
McLUHAN, Marshall. Visão. Som. Fúria. In: LIMA, Luiz, Costa (Org.). Teoria da Cultura de Massa. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O que é, afinal, Estudos Culturais? Belo Horizonte< MG: Autêntica, 2000.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
TRINTA, Aluízio Ramos; POLISTCHUCK, Ilana. Teorias da Comunicação: o pensamento e a prática da comunicação social. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
WINKIN, Y. A nova comunicação. Campinas, SP: Papirus, 1998.
 

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