A disciplina visa proporcionar aos alunos conhecimento das diversas teorias de comunicação (suas características e evolução histórica) e estabelecer relações com Marketing.
Avaliar os conceitos associados a cada teoria da comunicação, seu inter-relacionamento, os principais autores de cada corrente teórica, avaliação crítica de cada teoria e entendimento do contexto em que elas se enquadram e podem ser utilizadas em situações concretas. Identificar o caráter interdisciplinar das teorias da comunicação através de fenômenos contemporâneos ligados aos diferentes meios de comunicação social e ao Marketing.
Teoria da informação e da comunicaçãoTeoria funcionalistaTeoria crítica: diferentes enfoquesEstudos culturaisTeóricos latino americanosComunicação de massa (McLuhan)Comunicação mediada (Martín-Barbero)Hipóteses contemporâneas de pesquisa em comunicação
Bibliografia básica:DEFLEUR, M.; BALL-ROKEACH, S. Teorias da comunicação de massa. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.HOHLFELDT, Antonio; FRANÇA, Vera Veiga; MARTINO, Luiz C. (Org.) Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001.MATTELART, A.; MATTELART, M. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 1999.WOLF, M. Teorias das comunicações de massa. São Paulo: Martins Fontes, 2003.Bibliografia complementar:ASSOUN, Paul-Laurent. A escola de Frankfurt. São Paulo: Ática, 1991.BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. 5. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.COHN, Gabriel (Org.). Comunicação e indústria cultural. São Paulo: Nacional, 1978.DOWBOR, Ladislau et al. Desafios da comunicação. Petrópolis: Vozes, 2000.GUERRA, Marco Antônio; MATTOS, Paula de V. F. B. Indústria cultural. São Paulo: Editora UFSJT, 2008.IANNI, Octavio. Enigmas da modernidade-mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.LIMA, Luiz, Costa (Org.). Teoria da Cultura de Massa. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.MATTELART, André; NEVEU, Érik. Introdução aos Estudos Culturais. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.MATTELART, Armand. Comunicação-mundo: história das idéias e das estratégias. Petrópolis: Vozes, 1994.McLUHAN, Marshall. Visão. Som. Fúria. In: LIMA, Luiz, Costa (Org.). Teoria da Cultura de Massa. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O que é, afinal, Estudos Culturais? Belo Horizonte< MG: Autêntica, 2000.THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.TRINTA, Aluízio Ramos; POLISTCHUCK, Ilana. Teorias da Comunicação: o pensamento e a prática da comunicação social. Rio de Janeiro: Campus, 2002.WINKIN, Y. A nova comunicação. Campinas, SP: Papirus, 1998.