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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4524 - Finanças II
Finance II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação:

Objetivos
- Apresentar conceitos e ferramentas do campo das finanças de empresas mais diretamente ligados ao âmbito da atuação da área de marketing, enfatizando-se a respectiva importância e utilidade, tais como a análise do ponto de equilíbrio e suas relações com a mecânica de formação de preços, como também o processo de gestão de capital de giro, no qual a área de marketing desempenha papel relevante.
- Adicionalmente, são estudados conceitos de alavancagem financeira e custo de capital,necessários à compreensão mais ampla da natureza das decisões de investimento. Por fim, uma visão geral de análise das demonstrações financeiras integra os conceitos e ferramentas estudados nos módulos I e II de Finanças
 
 
 
Programa Resumido
Proporcionar ao aluno o conhecimento dos principais conceitos e aplicações financeiras e seu inter-relacionamento com a gestão de Marketing.
 
 
 
Programa
-Análise do ponto de equilíbrio e formação de preços
Conceitos básicos de custos e de ponto de equilíbrio
Custos fixos, custos variáveis e margem de contribuição
Margem de contribuição e formação de preços
Ponto de equilíbrio para “carteiras” de produtos
Relações entre preços, “carteiras” de produtos e ponto de equilíbrio
O Papel dos custos fixos e alavancagem operacional

-Fundamentos de Administração do Capital de Giro
Conceito de capital de giro e de capital de giro líquido
Ciclo operacional e ciclo financeiro
O papel da área de marketing na gestão do capital de giro
O dilema risco x retorno na gestão do capital de giro
Políticas de financiamento do capital de giro

-Alavancagem Financeira e Custo de Capital
Conceito de alavancagem financeira
Custo do capital próprio e custo de capital de terceiros
Custo Médio Ponderado de Capital (W.A.C.C.)
Relações entre W.A.C.C. e decisões de investimentos – a taxa mínima de atratividade
Conceito de Valor Econômico Agregado (V.E.A.)
Mensuração do Valor Econômico Agregado

-Análise das Demonstrações Financeiras
A importância da análise das demonstrações financeiras
Revisão da estrutura das demonstrações financeiras
Análise horizontal e análise vertical
Análise de indicadores financeiros
Análise integrada : modelo de DuPont
Limitações da análise das demonstrações financeiras
 
 
 
Avaliação
     
Método
Critério
NOTA FINAL = 0,15(PI) + 0,25(PF) + 0,25[(Q1+Q2+Q3+Q4)/4] + 0,15[(C1+C2+C3)/3] + 0,20(TS)
PI =prova intermediária: até matéria da aula anterior
PF =prova final: toda a matéria
Q =quizz, serão aplicados 4 testes (quizz) em datas aleatórias, sem prévio aviso aos alunos, sendo que o conteúdo do mesmo será relativo ao tema da aula daquele dia. O teste será aplicado ao início de cada aula, e sua não realização naquele momento implica na atribuição de nota zero.
C =cases para análise que serão distribuídos durante as aulas.
TS =trabalho semestral.
Norma de Recuperação
Provas e/ou trabalhos.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
ASSAF NETO, A. Finanças Corporativas e Valor. São Paulo: Atlas, 2006.


 

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