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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4525 - Gestão de Preços
Pricing Management

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação:

Objetivos
- Definir e discutir o conceito de preço em marketing.
- Identificar os objetivos empresariais de preço.
- Discutir os efeitos da estrutura da concorrência sobre os preços
- Estudar as relações entre preço e demanda.
- Relacionar os conceitos básicos de custo e a formação do preço de venda.
- Analisar técnicas financeiras utilizadas nas decisões de preço.
- Discutir as estratégias e táticas de preços.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5530115 - George Bedinelli Rossi
 
Programa Resumido
Expor um referencial integrado para a tomada de decisões de precificação. Sintetizar princípios econômicos, de marketing e contábeis para formar a base de uma análise das estratégias de precificação dentro de restrições empresariais, legais e competitivas. Enfatizar a natureza multidisciplinar e multifuncional da gestão de preço. A proposta da disciplina, consoante a melhor teoria estabelecida, assume que a precificação deve ser abordada dentro de uma perspectiva de longo prazo, de forma pro-ativa e seguindo uma orientação para o mercado.
 
 
 
Programa
- Práticas Contemporâneas Efetivas de Precificação
- Preços e Demanda
- Pesquisas sobre Percepções de Preço
- Preço e a Percepção de Valor do Cliente
- Análise de Valor
- Métodos de Estimação da Relação Preço-Volume
- O Papel de Custos nas Decisões de Preço
- Análise de Lucratividade para Decisões de Preço
- Marketing e Análise de Custos de Distribuição
- Desenvolvimento de Estimativas de Custos Totais
- Precificação e Curva de Experiência
- Preços ao Longo do Ciclo de Vida do Produto
- Preços de Linha de Produtos/
- Desenvolvimento de Estrutura de Preços
- Diretrizes para Melhores Decisões de Precificação
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas e/ou trabalhos.
Critério
NOTA FINAL = 0,15(PI) + 0,25(PF) + 0,25[(Q1+Q2+Q3+Q4)/4] + 0,15[(C1+C2+C3)/3] + 0,20(TS)
PI = prova intermediária até matéria da aula anterior
PF = prova final toda a matéria
Q = quizz, serão aplicados 4 testes (quizz) em datas aleatórias, sem prévio aviso aos alunos, sendo que o conteúdo do mesmo será relativo ao tema da aula daquele dia. O teste será aplicado ao início de cada aula, e sua não realização naquele momento implica na atribuição de nota zero.
C = cases para análise que serão distribuídos durante as aulas.
TS = trabalho semestral.
Norma de Recuperação
Poderão fazer prova de recuperação os alunos que obtiverem média semestral entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
NAGLE, T.; HOLDEN, R.K. Estratégia e táticas de preços: um guia para decisões lucrativas. São Paulo: Makron Books, 2003.

Bibliografia Complementar:
DODGE, H. R.; HANNA, N. Pricing. London: MacMillan, 1997.
DOLAN, Robert J.; SIMON, Hermann. Power pricing: how managing price transforms the bottom line. New Yor: The Free Press, 1996.
HANNA, N.; DODGE, H. R. Pricing policies and procedures. London: MacMillan, 1995.
MONROE, K.B. Pricing: making profitable decisions. New York: McGraw-Hill, 1990.
MORRIS, M.H.; MORRIS, G. Market-oriented pricing. Westport: Greenwood, 2001.
PRIETO, S. Preço de venda na pequena empresa. São Paulo: STS, 2002.
SANTOS, J.J. Formação do preço e do lucro. São Paulo: Atlas, 1994.
SARDINHA, J.C. Formação de preços. São Paulo: Makron, 1995.
SIMON, H. Power pricing. New York: Free Press, 1997.

Serão indicadas publicações de periódicos nacionais e internacionais para leitura pelos alunos.
 

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