- Estudar o conceito de informação.- Compreender o ciclo que vai da coleta do dado bruto à produção de informação e aprendizagem. - Conceituar e estudar os sete tipos de sistemas de apoio à gestão de marketing: definidos como sistemas concebidos para coletar, processar e disseminar informações destinadas a satisfazer as necessidades dos responsáveis pelas decisões de marketing nas empresas.
A disciplina trata a informação como uma base do sucesso das estratégias de mercado e fazer com que os alunos compreendam os principais aspectos a serem contemplados no planejamento, organização e emprego da informação em apoio às atividades de marketing.
• Conceito de informação;• Informação e Processo Decisório;• Ciclo da Informação;• Tipos de SAGM;• Modelos de Marketing.
Bibliografia Básica:WIERENGA, Berend; VAN BRUGGEN, Gerrit H. Marketing management support systems: principles, tools and implementation. Boston: Kluwer Academic Publishing, 2000.LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane P. Management information systems. New York: Macmillan, 2007.TURBAN, Efraim; ARONSON, Jay E.; KING, David; SHARDA, Ramesh. -Business Intelligence - Um Enfoque Gerencial para a Inteligência do Negócio Editora : BOOKMAN, 2009.Bibliografia Complementar:Cleland, D; Bursic, K.M.; Richard Puerzer, Vlasak Y. Project Management Casebook. PMI books, 1998.Duncan, W. R. The PMBOK guide. PMI – Project Management Institute, 2000.