Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4527 - Modelos e Sistemas de Apoio à Gestão de Marketing
Marketing Management Models and Systems

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
- Estudar o conceito de informação.
- Compreender o ciclo que vai da coleta do dado bruto à produção de informação e aprendizagem.
- Conceituar e estudar os sete tipos de sistemas de apoio à gestão de marketing: definidos como sistemas concebidos para coletar, processar e disseminar informações destinadas a satisfazer as necessidades dos responsáveis pelas decisões de marketing nas empresas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1773206 - Tania Pereira Christopoulos
 
Programa Resumido
A disciplina trata a informação como uma base do sucesso das estratégias de mercado e fazer com que os alunos compreendam os principais aspectos a serem contemplados no planejamento, organização e emprego da informação em apoio às atividades de marketing.
 
 
 
Programa
• Conceito de informação;
• Informação e Processo Decisório;
• Ciclo da Informação;
• Tipos de SAGM;
• Modelos de Marketing.
 
 
 
Avaliação
     
Método
• Aulas dialogadas;
• Resolução de casos;
• Apresentação e discussão de artigos;
• Trabalho Semestral.
Critério
NOTA FINAL = 0,25(PI) + 0,25(PF) + 0,25(MQ) + 0,25(MC)
sendo
PI = prova intermediária - até matéria da aula anterior;
PF = prova final - toda a matéria;
MQ = média aritmética dos quizes. Serão aplicados 1 ou mais testes (quiz) em datas aleatórias, sem prévio aviso aos alunos, sendo que o conteúdo do mesmo será relativo ao tema da aula daquele dia e/ou dias anteriores. O teste será aplicado na aula, e sua não realização naquele momento implica na atribuição de nota zero;
MC = média aritmética da resolução de casos e artigos. Haverá 1 ou mais casos para análise.
Norma de Recuperação
Poderão fazer prova de recuperação os alunos que obtiverem média semestral entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:

WIERENGA, Berend; VAN BRUGGEN, Gerrit H. Marketing management support systems: principles, tools and implementation. Boston: Kluwer Academic Publishing, 2000.
LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane P. Management information systems. New York: Macmillan, 2007.
TURBAN, Efraim; ARONSON, Jay E.; KING, David; SHARDA, Ramesh. -Business Intelligence - Um Enfoque Gerencial para a Inteligência do Negócio Editora : BOOKMAN, 2009.


Bibliografia Complementar:

Cleland, D; Bursic, K.M.; Richard Puerzer, Vlasak Y. Project Management Casebook. PMI books, 1998.
Duncan, W. R. The PMBOK guide. PMI – Project Management Institute, 2000.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH4527

Clique para consultar o oferecimento para ACH4527

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP