- Discutir os conceitos de criatividade e de inovação- Investigar os impactos da criatividade e da inovação nas vantagens competitivas das empresas- Compreender as técnicas de criatividade individuais e grupais- Compreender os arranjos e estratégias organizacionais que favorecem a criatividade dentro das empresas
Criatividade é a geração de uma idéia inédita, não usual ou adaptadora, e inovação é tradução desta idéia em um novo negócio, serviço, produto ou processo. Em uma época em que inovações como telefones celulares, microcomputadores e DVD criam mercados inteiramente novos, em que os fabricantes de itens tradicionais devem diferenciar-se dos concorrentes e na qual as novidades são rapidamente copiadas, empresas que liberam as forças criativas e inovadoras de seus funcionários contam com uma poderosa competência distintiva. Esta disciplina expõe conceitos e técnicas que, sob a perspectiva do indivíduo, procuram despertar os participantes para o exercício da própria criatividade e, na ótica do administrador, devem produzir um ambiente organizacional mais favorável ao estímulo e emprego da criatividade e inovação dos funcionários.
- Criatividade e inovação.- Economia criativa.- A inovação como vantagem competitiva nas empresas.- Inovação organizacional, tecnológica, social.- Inovação, invenção, descoberta.- Tipos de criatividade.- Pensamento lateral.- Técnicas de estímulo da criatividade: o individuo e o grupo.
Bibliografia Básica:AMABILE, Teresa. "Creativity in Context". Ypdate to social psycology of creativity, Colorado, US: Westview Press, 1996.BARLACH, Lisete. "Book Review of Larsson", Ulf (Ed.) (2006), Cultures of creativity. Creativity and Innovation Management, v. 17, n. 1, p. 90-91, 2008.BARLACH, Lisete. "A Criatividade Humana sob a Ótica do Empreendedorismo Inovador". Tese de Doutorado. Sp: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2009.BENDASSOLI, Pedro F.; WOOD JR., Thomaz; KIRSCHBAUM, Charles. PINA, E.; CUNHA, Miguel. "Indústrias Criativas: Definição, limites e possibilidades". Revistas de Administração de Empresas, v. 49, n. 1, jan./mar., 2009.BONO, Edward. "Lateral Thinking". NY: Perennial Library, 1990.GARDNER, Howard. "Estrutura da Mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas". Porto Alegre: Ed. Artes Médicas Sul, 1994.GARDNER, Howard. "Mentes que Criam". Porto Alegre? Artes Médicas, 1996.KIRTON. Michael (ed.). "Adaptors and Innovators". NY: Routledge, 1989.OSTROWER, Fayga. "Criatividade e Processos de Criação". Petrópolis: E. Vozes, 2007.Bibliografia Complementar:ALENCAR, E.S. "A Gerência da Criatividade". São Paulo: Makron Bools, 1996.BAUDRILLARD, Jean (1974). "O Sistema dos Objetos". São Paulo: Perspectiva, 2000.BAUDRILLARD, Jean (1981). "A Sociedade de Consumo". Lisboa: Edições 70, 2005.BAUMAN, Zygmunt. "Tempos Líquidos". Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. 119 p.CHESBROUGH, H.W. "Open Innovation". Harvard: B.S. Press, 2003.DUAILIBI, R.; SIMONSEN JR., R. "Criatividade & Marketing". São Paulo, Makron, 2000.GUILFORD, J.P. "Creativity. American Psychologist", Sep. 1950, v. 5, n. 9, pp. 444-454.HEWARD, Lyn. "Cirque du Soleil: A Reinvenção do Espetáculo". RJ: Elsevier, 2006.KAMOTO, Cleusa Kazue. "Três Vértices da Criatividade Segundo Winnicott: O Potencial, a Experiência e a Atmosfera Criativa". Boletim de Psicologia. Vol. L, n. 112, 2000, pp. 75-84.KING, B. "Criatividade: Uma Vantagem Competitiva". Rio de Janeiro: Qualymark. 329 p, 1998.KOESTLER, Arthur. "Act of Creation: A Study of the Conscious and Unconscious in Science and Art". New York: laurel, 1967.KOTLER, P. "Marketing Lateral". Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.LARSSON, Ulf (Ed.) (2006). "Culture of Creativity".MAY, Rollo. "A Coragem de Criar"; RJ: Ed. Nova Fronteira, 1975, 143 pp.PREDEBON, J.E. "Criatividade: Abrindo o Lado Inovador da Mente". 4 Ed. São Paulo: Atlas, 2003.PREDEBON, J.E. "Criatividade Hoje". 3 Ed. São Paulo: Atlas, 2003.VON OECH, R. "Um Chute na Rotina". São Paulo: Cultura, 1994.VON OECH, R. "Um TOC na Cuca". São Paulo: Cultura, 1995.Serão indicadas publicações de periódicos nacionais e internacionais para leitura pelos alunos.