Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4528 - Laboratório de Criatividade de Marketing
Marketing Creativity Laboratory

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
- Discutir os conceitos de criatividade e de inovação
- Investigar os impactos da criatividade e da inovação nas vantagens competitivas das empresas
- Compreender as técnicas de criatividade individuais e grupais
- Compreender os arranjos e estratégias organizacionais que favorecem a criatividade dentro das empresas
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1110551 - Lisete Barlach
 
Programa Resumido
Criatividade é a geração de uma idéia inédita, não usual ou adaptadora, e inovação é tradução desta idéia em um novo negócio, serviço, produto ou processo. Em uma época em que inovações como telefones celulares, microcomputadores e DVD criam mercados inteiramente novos, em que os fabricantes de itens tradicionais devem diferenciar-se dos concorrentes e na qual as novidades são rapidamente copiadas, empresas que liberam as forças criativas e inovadoras de seus funcionários contam com uma poderosa competência distintiva. Esta disciplina expõe conceitos e técnicas que, sob a perspectiva do indivíduo, procuram despertar os participantes para o exercício da própria criatividade e, na ótica do administrador, devem produzir um ambiente organizacional mais favorável ao estímulo e emprego da criatividade e inovação dos funcionários.
 
 
 
Programa
- Criatividade e inovação.
- Economia criativa.
- A inovação como vantagem competitiva nas empresas.
- Inovação organizacional, tecnológica, social.
- Inovação, invenção, descoberta.
- Tipos de criatividade.
- Pensamento lateral.
- Técnicas de estímulo da criatividade: o individuo e o grupo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Seminários, trabalhos e resenhas.
Critério
NOTA FINAL = 0,35(E) + 0,30[(R1 + R2 + R3)/3] + 0,35(S)

E = Exercícios em sala de aula.
R = Resenha sobre textos indicados no programa de aulas.
S = Seminário.
Norma de Recuperação
Poderão fazer prova de recuperação os alunos que obtiverem média semestral entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:

AMABILE, Teresa. "Creativity in Context". Ypdate to social psycology of creativity, Colorado, US: Westview Press, 1996.

BARLACH, Lisete. "Book Review of Larsson", Ulf (Ed.) (2006), Cultures of creativity. Creativity and Innovation Management, v. 17, n. 1, p. 90-91, 2008.

BARLACH, Lisete. "A Criatividade Humana sob a Ótica do Empreendedorismo Inovador". Tese de Doutorado. Sp: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2009.

BENDASSOLI, Pedro F.; WOOD JR., Thomaz; KIRSCHBAUM, Charles. PINA, E.; CUNHA, Miguel. "Indústrias Criativas: Definição, limites e possibilidades". Revistas de Administração de Empresas, v. 49, n. 1, jan./mar., 2009.

BONO, Edward. "Lateral Thinking". NY: Perennial Library, 1990.

GARDNER, Howard. "Estrutura da Mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas". Porto Alegre: Ed. Artes Médicas Sul, 1994.

GARDNER, Howard. "Mentes que Criam". Porto Alegre? Artes Médicas, 1996.

KIRTON. Michael (ed.). "Adaptors and Innovators". NY: Routledge, 1989.

OSTROWER, Fayga. "Criatividade e Processos de Criação". Petrópolis: E. Vozes, 2007.


Bibliografia Complementar:

ALENCAR, E.S. "A Gerência da Criatividade". São Paulo: Makron Bools, 1996.

BAUDRILLARD, Jean (1974). "O Sistema dos Objetos". São Paulo: Perspectiva, 2000.

BAUDRILLARD, Jean (1981). "A Sociedade de Consumo". Lisboa: Edições 70, 2005.

BAUMAN, Zygmunt. "Tempos Líquidos". Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. 119 p.

CHESBROUGH, H.W. "Open Innovation". Harvard: B.S. Press, 2003.

DUAILIBI, R.; SIMONSEN JR., R. "Criatividade & Marketing". São Paulo, Makron, 2000.

GUILFORD, J.P. "Creativity. American Psychologist", Sep. 1950, v. 5, n. 9, pp. 444-454.

HEWARD, Lyn. "Cirque du Soleil: A Reinvenção do Espetáculo". RJ: Elsevier, 2006.

KAMOTO, Cleusa Kazue. "Três Vértices da Criatividade Segundo Winnicott: O Potencial, a Experiência e a Atmosfera Criativa". Boletim de Psicologia. Vol. L, n. 112, 2000, pp. 75-84.

KING, B. "Criatividade: Uma Vantagem Competitiva". Rio de Janeiro: Qualymark. 329 p, 1998.

KOESTLER, Arthur. "Act of Creation: A Study of the Conscious and Unconscious in Science and Art". New York: laurel, 1967.

KOTLER, P. "Marketing Lateral". Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

LARSSON, Ulf (Ed.) (2006). "Culture of Creativity".

MAY, Rollo. "A Coragem de Criar"; RJ: Ed. Nova Fronteira, 1975, 143 pp.

PREDEBON, J.E. "Criatividade: Abrindo o Lado Inovador da Mente". 4 Ed. São Paulo: Atlas, 2003.

PREDEBON, J.E. "Criatividade Hoje". 3 Ed. São Paulo: Atlas, 2003.

VON OECH, R. "Um Chute na Rotina". São Paulo: Cultura, 1994.

VON OECH, R. "Um TOC na Cuca". São Paulo: Cultura, 1995.


Serão indicadas publicações de periódicos nacionais e internacionais para leitura pelos alunos.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH4528

Clique para consultar o oferecimento para ACH4528

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP