A disciplina visa a proporcionar aos alunos conhecimentos da área de Comunicação e das diversas teorias de comunicação (características e evolução histórica), da construção de significados e estabelecer relações desses conceitos com Marketing.
Discutir conceitos como ciências da comunicação, identidade, indivíduo e modernização. Analisar a importância da Comunicação para a área de Marketing, associando as questões de linguagem e construção de significados. Avaliar criticamente como a comunicação e os meios midiáticos contribuem no processo de formação de sentidos para o estabelecimento e posicionamento dos produtos e das marcas. Avaliar os conceitos e principais autores associados a cada teoria da comunicação, avaliação crítica de cada teoria e entendimento do contexto em que elas se enquadram e podem ser utilizadas em situações concretas. Identificar o caráter interdisciplinar das teorias da comunicação através de fenômenos contemporâneos ligados aos diferentes meios de comunicação social e ao Marketing.
A formação dos códigos e das linguagens Linguagem e ideologia Os campos da Comunicação e do Marketing A comunicação humana e a regulagem das interações sociais / sentidos Semiótica: principais conceitos e aplicações em Marketing A cultura como sistema simbólico / poder e (des)construção das marcas Mídias tradicionais e novas mídias: perspectivas históricas e alterações tecnológicas Comunicação de massa (McLuhan) Comunicação mediada (Martín-Barbero) Teoria da informação e da comunicação Teoria funcionalista Teoria crítica: diferentes enfoques Estudos culturais Teóricos latino-americanos Hipóteses contemporâneas de pesquisa em comunicação
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