Introduzir o conceito de limite e derivada, e suas aplicações em Marketing. Desenvolver a habilidade de modelagem matemática.
A disciplina abordará os principais conceitos e aplicações de limite, derivada, integral e modelagem matemática.
• Revisão de limite;• Derivada. Taxa de variação. Retas tangentes. Exemplos em Marketing;• Derivada de polinômios. Regra do produto, do quociente e da cadeia;• Funções exponenciais e logarítmicas, e suas derivadas;• Intervalos de crescimento e decrescimento. Derivada de segunda ordem. Concavidades;• Máximos e mínimos. Pontos de inflexão. Problemas de otimização;• Esboço de gráficos;• Noções de Integral e suas aplicações.
Bibliografia Básica:MORETTIN, P.A., HAZZAN, S. e BUSSAB, W.O. Cálculo – Funções de uma e várias variáveis. São Paulo: Editora Saraiva. 2003.Bibliografia Complementar:TAN, S.T. Matemática Aplicada à Administração e Economia, 2ª edição. São Paulo: Cangage Learning, 2007.MUROLO, Afrânio; BONETTO, Giácomo. Matemática Aplicada à Administração e Economia, São Paulo: Thomsom Pioneira, 2004.GUIDORIZZI, Hamilton. Matemática para Administração, Rio de Janeiro: LTC, 2002.GOLDSTEIN, Larry J.; LAY, David C; SCHNEIDER, David L. Matemática Aplicada – Economia, Administração e Contabilidade, São Paulo: Bookman, 2002.