Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4535 - Gestão de Canais de Distribuição e Logística
Logistics and Distribution Management

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
A disciplina abordará os fundamentos relativos ao processo de desenvolvimento, implementação e aprimoramento dos canais de distribuição de uma organização.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3551651 - Elias Frederico
 
Programa Resumido
Estudo de conceito de canais e respectivos fluxos, projeto e implementação de canais, além de canais eletrônicos e logística e gestão da cadeia de suprimentos.
 
 
 
Programa
Introdução à disciplina:
- Canais de marketing – conceito e funções;
- Fluxos desempenhados pelos canais de marketing;

Projeto de um canal de marketing:
- Segmentação em canais;
- Posicionamento do canal;
- Configuração do canal: Integração vertical x terceirização; intensidade de distribuição; e distribuição dual;

Implementação de um canal de marketing:
- Poder, Conflito e Cooperação;
- Confiança e Compromisso;
- Alianças;

Canais eletrônicos;

Logística e Gestão da cadeia de suprimentos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Além da exposição dialogada, o curso contará com a leitura e preparação prévia de casos e exercícios para discussão em sala de aula. É imprescindível a peparação prévia do aluno, com a leitura e tentativa de resolução das questões propostas.
Critério
NOTA FINAL = 0,30(PI) + 0,40(PF) + 0,30(MQ)
sendo
PI = prova intermediária  até matéria da aula anterior;
PF = prova final  toda a matéria;
MQ = média aritmética dos quizes. Serão aplicados quatro ou mais testes (quiz) em datas aleatórias, sem prévio aviso aos alunos, sendo que o conteúdo do mesmo será relativo ao tema da aula daquele dia e/ou dias anteriores. O teste será aplicado na aula, e sua não realização naquele momento implica na atribuição de nota zero. Os quizes poderão versar sobre qualquer conteúdo a ser discutido na respectiva aula, englobando a bibliografia básica, que inclui os livros textos, os artigos de revista, os exercícios e os casos.
Norma de Recuperação
Poderão fazer prova de recuperação os alunos que obtiverem média semestral entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:

COUGHLAN, A.T., ANDERSON, E., STERN, L.W.; EL-ANSARY A.I. Canais de Marketing e Distribuição. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.
MORGAN, R.M.; HUNT, S.D., The commitment-trust theory of relationship marketing, Journal of Marketing, 58, p.20-38, Jul 1994.
FRAZIER, G. L. ; LASSAR, W.M. Determinants of Distribution Intensity, Journal of Marketing, v.60, p. 39-51, October 1996.
INMAN, J.J.; SHANKAR, V.; FERRARO, R . The Roles of Channel-Category Associations and Geodemographics in Channel Patronage, Journal of Marketing, v.68, p. 51-71, April 2004.
CHRISTOPHER, M. The Agile Supply Chain Competing in Volatile Markets, Industrial Marketing Management, 29, p.37-44, 2000.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH4535

Clique para consultar o oferecimento para ACH4535

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP