A disciplina abordará os fundamentos relativos ao processo de desenvolvimento, implementação e aprimoramento dos canais de distribuição de uma organização.
Estudo de conceito de canais e respectivos fluxos, projeto e implementação de canais, além de canais eletrônicos e logística e gestão da cadeia de suprimentos.
Introdução à disciplina:- Canais de marketing – conceito e funções;- Fluxos desempenhados pelos canais de marketing;Projeto de um canal de marketing:- Segmentação em canais;- Posicionamento do canal;- Configuração do canal: Integração vertical x terceirização; intensidade de distribuição; e distribuição dual;Implementação de um canal de marketing:- Poder, Conflito e Cooperação;- Confiança e Compromisso;- Alianças;Canais eletrônicos;Logística e Gestão da cadeia de suprimentos.
Bibliografia Básica:COUGHLAN, A.T., ANDERSON, E., STERN, L.W.; EL-ANSARY A.I. Canais de Marketing e Distribuição. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.MORGAN, R.M.; HUNT, S.D., The commitment-trust theory of relationship marketing, Journal of Marketing, 58, p.20-38, Jul 1994.FRAZIER, G. L. ; LASSAR, W.M. Determinants of Distribution Intensity, Journal of Marketing, v.60, p. 39-51, October 1996.INMAN, J.J.; SHANKAR, V.; FERRARO, R . The Roles of Channel-Category Associations and Geodemographics in Channel Patronage, Journal of Marketing, v.68, p. 51-71, April 2004.CHRISTOPHER, M. The Agile Supply Chain Competing in Volatile Markets, Industrial Marketing Management, 29, p.37-44, 2000.