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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4536 - Marketing Empresarial
Business Marketing Management

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação:

Objetivos
- Definir e discutir o conceito de marketing empresarial.
- Identificar os tipos de organizações que formam os mercados empresariais.
- Estudar o comportamento do consumidor empresarial.
- Caracterizar os três tipos básicos de situação de compra empresarial.
- Apresentar e discutir os conceitos de marketing destinados às transações comerciais entre empresas (BTB), enfatizando as diferenças existentes em relação ao marketing de bens de consumo (BTC).
- Analisar a aplicabilidade destes conceitos e técnicas do Business Marketing no atual ambiente econômico brasileiro
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5530115 - George Bedinelli Rossi
998313 - Josmar Andrade
 
Programa Resumido
A disciplina enfoca o marketing de produtos e serviços para compradores que são empresas privadas ou públicas. Mostra como os conceitos e as ferramentas do processo de administração de marketing – desde o comportamento do consumidor organizacional até a gestão do composto de marketing – são adaptados e aplicados aos mercados empresariais.
 
 
 
Programa
- Natureza, características e abrangência do marketing empresarial.
- Comportamento do comprador industrial.
- Relacionamento comprador-vendedor.
- Segmentação, seleção de mercado-alvo e posicionamento de mercados industriais.
- Desenvolvimento de mercados e de novos produtos industriais.
- Gestão de preço em mercados empresariais.
- Estratégias de distribuição industrial.
- Aspectos de força de vendas em mercados empresariais.
- Estratégias de comunicação em mercados industriais
- Análise de desempenho no marketing industrial.
- Tendências e perspectivas no marketing industrial.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas e/ou trabalhos.
Critério
NOTA FINAL = 0,15(PI) + 0,25(PF) + 0,25[(Q1+Q2+Q3+Q4)/4] + 0,15[(C1+C2+C3)/3] + 0,20(TS)
PI = prova intermediária: até matéria da aula anterior
PF = prova final: toda a matéria
Q = quizz, serão aplicados 4 testes (quizz) em datas aleatórias, sem prévio aviso aos alunos, sendo que o conteúdo do mesmo será relativo ao tema da aula daquele dia. O teste será aplicado ao início de cada aula, e sua não realização naquele momento implica na atribuição de nota zero.
C = cases para análise que serão distribuídos durante as aulas.
TS = trabalho semestral
Norma de Recuperação
Provas e/ou trabalhos.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
HUTT, M.D.; SPEH, T.W. B2B: gestão de marketing em mercados industriais e organizacionais. Porto Alegre: Bookman, 2002.

Bibliografia Complementar:
ANDERSON, J.; NARUS, J. Business Market Management. New York (E.U.A.): Prentice Hall, 1999
BONOMA, T.V.; SHAPIRO, B.P. Sucesso e marketing industrial. São Paulo: Harbra, 1991.
COX, W. Industrial Marketing Research. New York (E.U.A.): John Wiley & Sons, 1976
ECKLES, R.W. Business Marketing Management. New York (E.U.A.): Prentice Hall, 1990
MOREIRA, J.C.S. Marketing industrial. São Paulo: Atlas, 1995.
ROBBINS, S.P. Comportamento organizacional. São Paulo: Makron Books, 2002.
SIQUEIRA, A.C.B. Marketing industrial: fundamentos para a ação business to business. São Paulo: Atlas, 1992.
TAVARES, J.C.; OLIVIERI NETO, R. Marketing business to business: é fazer ou morrer. São Paulo: Makron Books, 2000.
TELLES, R. Marketing empresarial. São Paulo: Saraiva, 2003.
WEBSTER JR., F. E. Industrial marketing strategy. New York: John Wiley, 1995.

Serão indicadas publicações de periódicos nacionais e internacionais para leitura pelos alunos.
 

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