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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4537 - Ciências Comportamentais Aplicadas a Marketing
Behavioral Sciences

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação:

Objetivos
- Estudar o problema de descrever, compreender e prever o comportamento humano.
- Compreender a natureza da Psicologia, Sociologia e Antropologia.
- Desenvolver uma visão multifacetada dos fatores determinantes do comportamento humano.
- Aprofundar a perspectiva humanista do comportamento dos indivíduos.
- Investigar as relações entre a psicologia, antropologia e sociologia e o marketing
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6631565 - Carlos Alcides Salles
 
Programa Resumido
A disciplina apresenta uma discussão panorâmica das bases conceituais da psicologia, antropologia e sociologia e relaciona os conceitos estudados com a disciplina e o trabalho do profissional de marketing. Procura ainda proporcionar a oportunidade de contato mais estreito dos estudantes com as Ciências Humanas, ampliando a sensibilidade, o pensamento e a iniciativa dos jovens na sociedade moderna e democrática a partir de uma perspectiva humanista.
 
 
 
Programa
- A natureza da psicologia, sociologia e antropologia: conceituação, métodos de estudo e áreas de aplicação.
- As abordagens behavoristas, gestaltístas cognitivistas e psicanalítica do comportamento humano – elementos gerais.
- Noções de desenvolvimento e de aprendizagem: consciência, percepção, aprendizagem, memória, pensamento, motivação e emoção, personalidade, comportamento social.
- Emergência do pensamento social e sociológico.
- A imaginação sociológica.
- A sociedade moderna.
- Teoria da sociedade industrial e teoria da sociedade capitalista.
- As classes médias e a sociedade contemporânea.
- A empresa moderna, mercado universal e sociedade.
- A sociedade de consumo como objetivo de análise.
- A formação da sociedade de consumo.
- Dimensões da produção na sociedade de consumo: produção em massa, grande corporação, separação entre propriedade e controle do capital e trabalho taylorizado.
- O mercado universal: a expansão da lógica mercantil para além da produção material.
- A publicidade, a indústria cultural e o lazer mercantilizado.
- O consumo em massa: a padronização dos estilos de vida.
- O marketing global e a segmentação.
- A concepção ideológica do produto.
- Formação do consumidor.
- Cultura e sociedade.
- A análise da diversidade cultural
- A reprodução da heterogeneidade cultural e a realidade brasileira.
- Análise do processo de criação e de reprodução cultural e as relações entre o universo simbólico e a vida social.
- O significado da cultura na constituição da personalidade.
- O conceito antropológico de cultura.
- Instrumentalidade da cultura.
- Contribuições das ciências comportamentais para o marketing.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas e/ou trabalhos.
Critério
NOTA FINAL = 0,15(PI) + 0,25(PF) + 0,25[(Q1+Q2+Q3+Q4)/4] + 0,15[(C1+C2+C3)/3] + 0,20(TS)
PI = prova intermediária até matéria da aula anterior
PF = prova final toda a matéria
Q = quizz, serão aplicados 4 testes (quizz) em datas aleatórias, sem prévio aviso aos alunos, sendo que o conteúdo do mesmo será relativo ao tema da aula daquele dia. O teste será aplicado ao início de cada aula, e sua não realização naquele momento implica na atribuição de nota zero.
C = cases para análise que serão distribuídos durante as aulas.
TS = trabalho semestral.
Norma de Recuperação
Poderão fazer prova de recuperação os alunos que obtiverem média semestral entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     

Bibliografia Básica:
ATKINSON, R.L.; Atkinson, R.C.; SMITH, E.E.; BEM, D. J.; Nolen-Hoeksema, S. Introdução à psicologia. Porto Alegre : Artes Médicas, 2002.
GIDDENS, A. Sociologia: uma breve porem crítica introdução. Rio de Janeiro : Zahar,.
GEERTZ, Cliford. Nova luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 2001.

Bibliografia Complementar:
- Psicologia
ASCH, S. Psicologia social. São Paulo: Comp. Ed. Nacional, 1977.
FIGUEIREDO, L.C.M.; DE SANTI, P.L.R. Psicologia: uma (nova) introdução. São Paulo: Educ., 2000.
HUFFMAN, L.; Vernoy, M.; Vernoy, J. Psicologia. São Paulo: Atlas, 2003.

- Sociologia
GIDDENS, A. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.
GIDDENS, A. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
MARTINS, C.B. O que é sociologia. 57. ed. São Paulo: Brasiliense, 2001.

- Antropologia
FRY, Peter; GOLDENBERG, Miriam; ESTERCI, Neide. Fazendo Antropologia no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
MAGNANI, José G.C. Na metrópole. São Paulo: Edusp, Fapesp. 1996.
VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose. antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
 

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