- Estudar o problema de descrever, compreender e prever o comportamento humano.- Compreender a natureza da Psicologia, Sociologia e Antropologia.- Desenvolver uma visão multifacetada dos fatores determinantes do comportamento humano.- Aprofundar a perspectiva humanista do comportamento dos indivíduos.- Investigar as relações entre a psicologia, antropologia e sociologia e o marketing
A disciplina apresenta uma discussão panorâmica das bases conceituais da psicologia, antropologia e sociologia e relaciona os conceitos estudados com a disciplina e o trabalho do profissional de marketing. Procura ainda proporcionar a oportunidade de contato mais estreito dos estudantes com as Ciências Humanas, ampliando a sensibilidade, o pensamento e a iniciativa dos jovens na sociedade moderna e democrática a partir de uma perspectiva humanista.
- A natureza da psicologia, sociologia e antropologia: conceituação, métodos de estudo e áreas de aplicação.- As abordagens behavoristas, gestaltístas cognitivistas e psicanalítica do comportamento humano – elementos gerais.- Noções de desenvolvimento e de aprendizagem: consciência, percepção, aprendizagem, memória, pensamento, motivação e emoção, personalidade, comportamento social.- Emergência do pensamento social e sociológico.- A imaginação sociológica.- A sociedade moderna.- Teoria da sociedade industrial e teoria da sociedade capitalista.- As classes médias e a sociedade contemporânea.- A empresa moderna, mercado universal e sociedade.- A sociedade de consumo como objetivo de análise.- A formação da sociedade de consumo.- Dimensões da produção na sociedade de consumo: produção em massa, grande corporação, separação entre propriedade e controle do capital e trabalho taylorizado.- O mercado universal: a expansão da lógica mercantil para além da produção material.- A publicidade, a indústria cultural e o lazer mercantilizado.- O consumo em massa: a padronização dos estilos de vida.- O marketing global e a segmentação.- A concepção ideológica do produto.- Formação do consumidor.- Cultura e sociedade.- A análise da diversidade cultural- A reprodução da heterogeneidade cultural e a realidade brasileira.- Análise do processo de criação e de reprodução cultural e as relações entre o universo simbólico e a vida social.- O significado da cultura na constituição da personalidade.- O conceito antropológico de cultura.- Instrumentalidade da cultura. - Contribuições das ciências comportamentais para o marketing.
Bibliografia Básica:ATKINSON, R.L.; Atkinson, R.C.; SMITH, E.E.; BEM, D. J.; Nolen-Hoeksema, S. Introdução à psicologia. Porto Alegre : Artes Médicas, 2002.GIDDENS, A. Sociologia: uma breve porem crítica introdução. Rio de Janeiro : Zahar,.GEERTZ, Cliford. Nova luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 2001. Bibliografia Complementar:- PsicologiaASCH, S. Psicologia social. São Paulo: Comp. Ed. Nacional, 1977.FIGUEIREDO, L.C.M.; DE SANTI, P.L.R. Psicologia: uma (nova) introdução. São Paulo: Educ., 2000.HUFFMAN, L.; Vernoy, M.; Vernoy, J. Psicologia. São Paulo: Atlas, 2003.- SociologiaGIDDENS, A. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.GIDDENS, A. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.MARTINS, C.B. O que é sociologia. 57. ed. São Paulo: Brasiliense, 2001.- AntropologiaFRY, Peter; GOLDENBERG, Miriam; ESTERCI, Neide. Fazendo Antropologia no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1998. MAGNANI, José G.C. Na metrópole. São Paulo: Edusp, Fapesp. 1996. VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose. antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.