- Levar o aluno a compreender o conceito de marketing e sua evolução.- Identificar as diferentes escolas de marketing.- Discutir a influência de cada escola de marketing sobre o pensamento de marketing contemporaneamente.
Proporcionar ao aluno uma visão histórica do pensamento de marketing.
- Introdução às Escolas de Pensamento de Marketing- A escola commodity- A escola funcional- A escola regional- A escola institucional- A escola funcionalista- A escola gerencial- A escola do comportamento do consumidor- A escola ativista- A escola de macromarketing- A escola da dinâmica organizacional- A escola sistêmica- A escola de trocas sociais
Bibliografia Básica:SHETH, Jagdish N.; GARDNER, David M.; GARRETT, Dennis E. Marketing Theory: Evolution and Evaluation, Hoboken: John Wiley & Sons, 1988HUNT, Shelby Foundations of Marketing Theory: Toward a General Theory of Marketing , Armonk: M.E. Sharpe, 2002ZALTMAN, Gerald. Theory Construction in Marketing, Hoboken: John Wiley, 1982Bibliografia Complementar:Serão indicadas publicações de periódicos nacionais e internacionais para leitura pelos alunos.