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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4538 - Evolução do Pensamento de Marketing
Marketing Theory Development

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação:

Objetivos
- Levar o aluno a compreender o conceito de marketing e sua evolução.
- Identificar as diferentes escolas de marketing.
- Discutir a influência de cada escola de marketing sobre o pensamento de marketing contemporaneamente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6631565 - Carlos Alcides Salles
 
Programa Resumido
Proporcionar ao aluno uma visão histórica do pensamento de marketing.
 
 
 
Programa
- Introdução às Escolas de Pensamento de Marketing
- A escola commodity
- A escola funcional
- A escola regional
- A escola institucional
- A escola funcionalista
- A escola gerencial
- A escola do comportamento do consumidor
- A escola ativista
- A escola de macromarketing
- A escola da dinâmica organizacional
- A escola sistêmica
- A escola de trocas sociais
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas e/ou trabalhos.
Critério
NOTA FINAL = 0,15(PI) + 0,25(PF) + 0,25[(Q1+Q2+Q3+Q4)/4] + 0,15[(C1+C2+C3)/3] + 0,20(TS)
PI = prova intermediária até matéria da aula anterior
PF = prova final toda a matéria
Q = quizz, serão aplicados 4 testes (quizz) em datas aleatórias, sem prévio aviso aos alunos, sendo que o conteúdo do mesmo será relativo ao tema da aula daquele dia. O teste será aplicado ao início de cada aula, e sua não realização naquele momento implica na atribuição de nota zero.
C = cases para análise que serão distribuídos durante as aulas.
TS = trabalho semestral.
Norma de Recuperação
Poderão fazer prova de recuperação os alunos que obtiverem média semestral entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     

Bibliografia Básica:
SHETH, Jagdish N.; GARDNER, David M.; GARRETT, Dennis E. Marketing Theory: Evolution and Evaluation, Hoboken: John Wiley & Sons, 1988
HUNT, Shelby Foundations of Marketing Theory: Toward a General Theory of Marketing , Armonk: M.E. Sharpe, 2002
ZALTMAN, Gerald. Theory Construction in Marketing, Hoboken: John Wiley, 1982

Bibliografia Complementar:
Serão indicadas publicações de periódicos nacionais e internacionais para leitura pelos alunos.
 

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