Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4543 - Comportamento do Consumidor
Consumer Behavior

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação:

Objetivos
- Fazer o aluno reconhecer o comportamento do consumidor como área específica de conhecimento e estudo, necessariamente amparada em referenciais teóricos e multidisciplinares.
- Mostrar ao aluno a necessidade de entender o comportamento do consumidor como parte de um processo.
- Mostrar ao aluno os vários estágios envolvidos em um processo de compra, suas características, inter-relações e implicações
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5530115 - George Bedinelli Rossi
1603428 - Miguel Angelo Hemzo
 
Programa Resumido
A disciplina proporcionará ao aluno uma visão integrada e multidisciplinar do comportamento do consumidor e do comprador organizacional, desde a avaliação das influências externas e internas até o processo de decisão de compra e suas implicações em termos de decisões de marketing.
 
 
 
Programa
- Introdução ao Comportamento do Consumidor
- Necessidades e Motivações
- Percepção do Consumidor
- Personalidade e Comportamento do Consumidor
- Aprendizagem e Envolvimento do Consumidor
- Atitudes e Mudança de Atitudes
- Influências Sociais e Culturais
- Processo Decisório Individual
- Difusão de Inovações
- Processo Decisório Grupal e Organizacional
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas e/ou Trabalhos
Critério
NOTA FINAL = 0,15(PI) + 0,25(PF) + 0,25[(Q1+Q2+Q3+Q4)/4] + 0,15[(C1+C2+C3)/3] + 0,20(TS)
PI = prova intermediária: até matéria da aula anterior
PF = prova final: toda a matéria
Q = quizz, serão aplicados 4 testes (quizz) em datas aleatórias, sem prévio aviso aos alunos, sendo que o conteúdo do mesmo será relativo ao tema da aula daquele dia. O teste será aplicado ao início de cada aula, e sua não realização naquele momento implica na atribuição de nota zero.
C = cases para análise que serão distribuídos durante as aulas.
TS = trabalho semestral.
Norma de Recuperação
Poderão fazer prova de recuperação os alunos que obtiverem média semestral entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     

Bibliografia Básica:
SOLOMON, Michael R. Comportamento do Consumidor, Porto Alegre: Bookman, 2002.

Bibliografia Complementar:
SCHIFFMAN, Leon G.; KANUK, Leslie L. Comportamento do Consumidor, Porto Alegre: Bookman, 2002.
MINIARD, Paul; BLACKWELL, Roger D.; ENGEL, James F. Comportamento do Consumidor, 9. ed., São Paulo: Thomsom, 2005.

Serão indicadas publicações de periódicos nacionais e internacionais para leitura pelos alunos.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH4543

Clique para consultar o oferecimento para ACH4543

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP