- Fazer o aluno reconhecer o comportamento do consumidor como área específica de conhecimento e estudo, necessariamente amparada em referenciais teóricos e multidisciplinares.- Mostrar ao aluno a necessidade de entender o comportamento do consumidor como parte de um processo.- Mostrar ao aluno os vários estágios envolvidos em um processo de compra, suas características, inter-relações e implicações
A disciplina proporcionará ao aluno uma visão integrada e multidisciplinar do comportamento do consumidor e do comprador organizacional, desde a avaliação das influências externas e internas até o processo de decisão de compra e suas implicações em termos de decisões de marketing.
- Introdução ao Comportamento do Consumidor- Necessidades e Motivações- Percepção do Consumidor- Personalidade e Comportamento do Consumidor- Aprendizagem e Envolvimento do Consumidor- Atitudes e Mudança de Atitudes- Influências Sociais e Culturais- Processo Decisório Individual- Difusão de Inovações- Processo Decisório Grupal e Organizacional
Bibliografia Básica:SOLOMON, Michael R. Comportamento do Consumidor, Porto Alegre: Bookman, 2002.Bibliografia Complementar:SCHIFFMAN, Leon G.; KANUK, Leslie L. Comportamento do Consumidor, Porto Alegre: Bookman, 2002.MINIARD, Paul; BLACKWELL, Roger D.; ENGEL, James F. Comportamento do Consumidor, 9. ed., São Paulo: Thomsom, 2005.Serão indicadas publicações de periódicos nacionais e internacionais para leitura pelos alunos.