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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4545 - Marketing Estratégico
Strategic Marketing

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação:

Objetivos
- Estudar e compreender o conceito, bases e técnicas de segmentação de mercado.
- Discutir metodologias de análise da atratividade dos segmentos de mercado.
- Realizar estudos de dimensionamento de mercado.
- Selecionar técnicas adequadas para avaliar o tamanho de mercado para produtos existentes e novos produtos.
- Definir e discutir o conceito de mercado-alvo.
- Expor o conceito de posicionamento de mercado.
- Estudar as ações de posicionamento
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2051936 - Sergio Feliciano Crispim
 
Programa Resumido
O marketing estratégico trata do processo por meio do qual são analisadas e definidas as direções mais fundamentais que empresa adota em relação ao seus mercados, visando um ajustamento viável com o ambiente. Dentro desta perspectiva, a disciplina estuda as decisões de marketing estratégico que tratam da segmentação de mercado, análise da atratividade de mercado, seleção de mercado alvo e escolha do posicionamento de mercado.
 
 
 
Programa
- Conceito de segmentação de mercado
- Marketing de massa, marketing de segmentos e marketing um a um
- Variáveis e técnicas de segmentação
- Descrição dos segmentos de mercado
- Análise da atratividade dos segmentos de mercado
- Fatores de atratividade
- Conceitos básicos e processo de mensuração em Marketing
- Dimensionamento de mercado para produtos existentes e novos produtos
- Técnicas de dimensionamento do potencial e da demanda de mercado
- Técnicas de previsão de vendas.
- Validade e confiabilidade das estimativas.
- Decisões de posicionamento e de diferenciação
- Bases de diferenciação
- Decisões de mercado-alvo
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas e/ou trabalhos.
Critério
NOTA FINAL = 0,15(PI) + 0,25(PF) + 0,25[(Q1+Q2+Q3+Q4)/4] + 0,15[(C1+C2+C3)/3] + 0,20(TS)
PI = prova intermediária: até matéria da aula anterior
PF = prova final: toda a matéria
Q = quizz, serão aplicados 4 testes (quizz) em datas aleatórias, sem prévio aviso aos alunos, sendo que o conteúdo do mesmo será relativo ao tema da aula daquele dia. O teste será aplicado ao início de cada aula, e sua não realização naquele momento implica na atribuição de nota zero.
C = cases para análise que serão distribuídos durante as aulas.
TS = trabalho semestral.
Norma de Recuperação
Poderão fazer prova de recuperação os alunos que obtiverem média semestral entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
FERREL, O.C.; HARTLINE, Michael D. Estratégia de Marketing. São Paulo: Pioneira Thomson, 2005.

 

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