- Estudar e compreender o conceito, bases e técnicas de segmentação de mercado.- Discutir metodologias de análise da atratividade dos segmentos de mercado.- Realizar estudos de dimensionamento de mercado.- Selecionar técnicas adequadas para avaliar o tamanho de mercado para produtos existentes e novos produtos.- Definir e discutir o conceito de mercado-alvo.- Expor o conceito de posicionamento de mercado.- Estudar as ações de posicionamento
O marketing estratégico trata do processo por meio do qual são analisadas e definidas as direções mais fundamentais que empresa adota em relação ao seus mercados, visando um ajustamento viável com o ambiente. Dentro desta perspectiva, a disciplina estuda as decisões de marketing estratégico que tratam da segmentação de mercado, análise da atratividade de mercado, seleção de mercado alvo e escolha do posicionamento de mercado.
- Conceito de segmentação de mercado- Marketing de massa, marketing de segmentos e marketing um a um- Variáveis e técnicas de segmentação- Descrição dos segmentos de mercado- Análise da atratividade dos segmentos de mercado- Fatores de atratividade- Conceitos básicos e processo de mensuração em Marketing- Dimensionamento de mercado para produtos existentes e novos produtos- Técnicas de dimensionamento do potencial e da demanda de mercado- Técnicas de previsão de vendas.- Validade e confiabilidade das estimativas.- Decisões de posicionamento e de diferenciação- Bases de diferenciação- Decisões de mercado-alvo
Bibliografia Básica:FERREL, O.C.; HARTLINE, Michael D. Estratégia de Marketing. São Paulo: Pioneira Thomson, 2005.