Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4546 - Marketing de Varejo
Retailing

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação:

Objetivos
- Discutir as características específicas do marketing de varejo
- Apresentar as principais ferramentas e técnicas para a gestão do marketing de varejo
- Estudar o processo de gestão integrada de marketing de varejo
- Discutir tendências em gestão de marketing de varejo
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2051936 - Sergio Feliciano Crispim
 
Programa Resumido
Estratégias de marketing no setor de varejo e as ferramentas para a tomada de decisão.
 
 
 
Programa
- Análise do setor varejista no Brasil e no mundo
- Conceitos de marketing de varejo
- Tipos de varejo
- Estratégias e planejamento de marketing de varejo
- Análise de localização de pontos de venda
- Apresentação, layout, visual e atmosfera de lojas
- Exposição de produtos
- Estratégia de sortimento e oferta
- Gestão de estoque, compras e abastecimento
- Marcas próprias
- Exportação em varejo
- Atendimento no varejo
- Promoção e merchandising no varejo
- Estratégias de preço no varejo
- Gestão de diferentes formas de canais de varejo: lojas de departamento, supermercados, hipermercados, shopping centers, marketing direto, etc.
- Tendências em gestão de marketing de varejo
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas e/ou trabalhos.
Critério
NOTA FINAL = 0,15(PI) + 0,25(PF) + 0,25[(Q1+Q2+Q3+Q4)/4] + 0,15[(C1+C2+C3)/3] + 0,20(TS)
PI = prova intermediária: até matéria da aula anterior
PF = prova final: toda a matéria
Q = quizz, serão aplicados 4 testes (quizz) em datas aleatórias, sem prévio aviso aos alunos, sendo que o conteúdo do mesmo será relativo ao tema da aula daquele dia. O teste será aplicado ao início de cada aula, e sua não realização naquele momento implica na atribuição de nota zero.
C = cases para análise que serão distribuídos durante as aulas.
TS = trabalho semestral
Norma de Recuperação
Poderão fazer prova de recuperação os alunos que obtiverem média semestral entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     

Bibliografia Básica:
LEVY, M.B.; WEITZ, B.A. Administração do varejo. São Paulo: Atlas, 2000.
PARENTE, J. Varejo no Brasil. São Paulo: Atlas, 2000.

Bibliografia Básica:
ABEMD. Marketing direto no varejo. São Paulo: Makron, 2001.
ANGELO, C.F.; SILVEIRA, J. A. G. Finanças no varejo: gestão operacional. São Paulo: Atlas, 1996.
ANGELO, C.F.; SILVEIRA, J.A.G. Varejo competitivo. São Paulo: Atlas, 2004.

Serão indicadas publicações de periódicos nacionais e internacionais para leitura pelos alunos.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH4546

Clique para consultar o oferecimento para ACH4546

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP