- Recuperar o caráter holístico do marketing, integrando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. - Desenvolver o espírito crítico e o trabalho em equipe, vitais na tomada de decisão. - Estimular a aplicação dos conceitos de marketing em diferentes tipos de problemas da prática da gestão estratégica de marketing.
Permitir aos alunos integrar conceitos e práticas de gerenciamento estratégico de marketing. Fornecer aos participantes da disciplina instrumentos, técnicas e metodologias para o gerenciamento estratégico de marketing.
- Estratégias competitivas de marketing - Direção, poder e liderança em marketing estratégico - O SIM e o processo de planejamento e elaboração de planos de marketing - Segmentação e posicionamento - Estratégias competitivas - Processo decisório de marketing estratégico - Ciclo de vida; Matriz BCG; Matriz GE; Triângulo estratégico de Ohmae - Decisões de lançamento de produtos inovadores. - Benchmarking - Painéis de consumidores e de canal de distribuição - Conjoint analysis; multidimensional scaling
Bibliografia Básica:GATIGNON, Hubert; LARRÉCHÉ, Jean-Claude. Markstrat3: the strategic Marketing simulation. Fontainebleau: Insead, 2003.HOOLEY, G.J., SAUNDERS, J.A., NICOULAUD, B. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. 4. ed. São Paulo: Pearson, 2011.Bibliografia Complementar:BAND, William A. Competências críticas: dez novas idéias para revolucionar a empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.BAZERMAN, Max; NEARLE, Margareth A. Negociando racionalmente. São Paulo: Atlas, 1995.CRAWFORD, C. Merle. New products management. 5. ed. Irwin/McGraw-Hill, 1996.DAVIDOW, William; UTTAL, Bro. Serviço total ao cliente: a arma decisiva. São Paulo: Campus, 1991.DAY, George S. A empresa orientada para o mercado. Porto Alegre: Bookman, 2001.GOBE, A. et al. Gerência de Produtos. São Paulo: Saraiva, 2004.KALAROTA, Ravi; ROBINSON, Márcia. E-business: estratégias para alcançar o sucesso no mundo digital. Porto Alegre: Bookman, 2002.KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.MATTAR, Fauze Najib; SANTOS, Dilson Gabriel dos. Gerência de produtos: como tornar seu produto um sucesso. São Paulo: Atlas, 1998.MONTGOMERY, Cynthia A.; PORTER, Michael E. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1998.RIES, Al; TROUT, Jack. Marketing de guerra. São Paulo: McGraw-Hill, 1986.ROBERT Michel. Estratégia: como empresas vencedoras dominam seus concorrentes. São Paulo: Negócio, 1998.RUAT, Roland T.; ZEITHAML, Valarie; LEMON, Katherine N. O valor do cliente. Porto Alegre: Bookman, 2001.SARDINHA, José Carlos. Formação de preço: a arte do negócio. São Paulo: Atlas, 1995.TAVARES, Mauro Calixta. A força da marca: como construir e manter marcas fortes. São Paulo: Harbra, 1998.TROUT, Jack; RIVKIN, Steve. O novo posicionamento: a última palavra sobre estratégia de negócios no mundo. São Paulo: Makron, 1996.VAVRA, Terry G. Marketing de relacionamento: como manter a fidelidade dos clientes através do marketing de relacionamento. São Paulo: Atlas, 1993.WOMACK, James P.; JONES, Daniel T. A mentalidade enxuta nas empresas: elimine o desperdício e crie riqueza. Rio de Janeiro: Campus, 1998.