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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4547 - Gestão Simulada de Marketing
Marketing Simulation

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação:

Objetivos
- Recuperar o caráter holístico do marketing, integrando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
- Desenvolver o espírito crítico e o trabalho em equipe, vitais na tomada de decisão.
- Estimular a aplicação dos conceitos de marketing em diferentes tipos de problemas da prática da gestão estratégica de marketing.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1603428 - Miguel Angelo Hemzo
 
Programa Resumido
Permitir aos alunos integrar conceitos e práticas de gerenciamento estratégico de marketing. Fornecer aos participantes da disciplina instrumentos, técnicas e metodologias para o gerenciamento estratégico de marketing.
 
 
 
Programa
- Estratégias competitivas de marketing
- Direção, poder e liderança em marketing estratégico
- O SIM e o processo de planejamento e elaboração de planos de marketing
- Segmentação e posicionamento
- Estratégias competitivas
- Processo decisório de marketing estratégico
- Ciclo de vida; Matriz BCG; Matriz GE; Triângulo estratégico de Ohmae
- Decisões de lançamento de produtos inovadores.
- Benchmarking
- Painéis de consumidores e de canal de distribuição
- Conjoint analysis; multidimensional scaling
 
 
 
Avaliação
     
Método
Uso de software de simulação;
Trabalho em grupos.
Critério
NF = 0,3(N1) + 0,1(N2) + 0,1(R1) + 0,2(R2) + 0,3(PF)
sendo
N1 = Nota do grupo no Jogo
N2 = Nota individual de auto-avaliação pelo grupo
R1 = Nota do relatório parcial do Jogo
R2 = Nota do relatório final do Jogo
PF = Prova Final
Norma de Recuperação
Poderão fazer prova de recuperação os alunos que obtiverem média semestral entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:

GATIGNON, Hubert; LARRÉCHÉ, Jean-Claude. Markstrat3: the strategic Marketing simulation. Fontainebleau: Insead, 2003.
HOOLEY, G.J., SAUNDERS, J.A., NICOULAUD, B. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. 4. ed. São Paulo: Pearson, 2011.


Bibliografia Complementar:

BAND, William A. Competências críticas: dez novas idéias para revolucionar a empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
BAZERMAN, Max; NEARLE, Margareth A. Negociando racionalmente. São Paulo: Atlas, 1995.
CRAWFORD, C. Merle. New products management. 5. ed. Irwin/McGraw-Hill, 1996.
DAVIDOW, William; UTTAL, Bro. Serviço total ao cliente: a arma decisiva. São Paulo: Campus, 1991.
DAY, George S. A empresa orientada para o mercado. Porto Alegre: Bookman, 2001.
GOBE, A. et al. Gerência de Produtos. São Paulo: Saraiva, 2004.
KALAROTA, Ravi; ROBINSON, Márcia. E-business: estratégias para alcançar o sucesso no mundo digital. Porto Alegre: Bookman, 2002.
KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
MATTAR, Fauze Najib; SANTOS, Dilson Gabriel dos. Gerência de produtos: como tornar seu produto um sucesso. São Paulo: Atlas, 1998.
MONTGOMERY, Cynthia A.; PORTER, Michael E. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
RIES, Al; TROUT, Jack. Marketing de guerra. São Paulo: McGraw-Hill, 1986.
ROBERT Michel. Estratégia: como empresas vencedoras dominam seus concorrentes. São Paulo: Negócio, 1998.
RUAT, Roland T.; ZEITHAML, Valarie; LEMON, Katherine N. O valor do cliente. Porto Alegre: Bookman, 2001.
SARDINHA, José Carlos. Formação de preço: a arte do negócio. São Paulo: Atlas, 1995.
TAVARES, Mauro Calixta. A força da marca: como construir e manter marcas fortes. São Paulo: Harbra, 1998.
TROUT, Jack; RIVKIN, Steve. O novo posicionamento: a última palavra sobre estratégia de negócios no mundo. São Paulo: Makron, 1996.
VAVRA, Terry G. Marketing de relacionamento: como manter a fidelidade dos clientes através do marketing de relacionamento. São Paulo: Atlas, 1993.
WOMACK, James P.; JONES, Daniel T. A mentalidade enxuta nas empresas: elimine o desperdício e crie riqueza. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
 

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