- Recuperar o caráter sistêmico da organização, integrando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.- Desenvolver o espírito crítico e o trabalho em equipe, vitais na tomada de decisão.- Estimular a aplicação dos conceitos de gestão em diferentes tipos de problemas da prática da gestão estratégica de marketing.
Permitir aos alunos integrar conceitos e práticas de gerenciamento. Fornecer aos participantes da disciplina instrumentos, técnicas e metodologias para o gerenciamento empresarial.
- Estratégias competitivas - Direção, poder e liderança- Processo decisório- Questões funcionais das organizações- Visão sistêmica da organização, integrando conhecimentos adquiridos
BLANCHARD, K.; ZIGARMI, P.; ZIGARMI, D. RH: liderança e o gerente minuto. Rio de Janeiro: Record, 1986.GITMAN, Lawrence Jaffrey. Princípios de administração financeira. 10. ed. São Paulo: Pearson, 2004.KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 2. ed., 1987.LIPSEY, Richard G. Introdução à Economia positiva. São Paulo: Martins Fontes, 1986.MATHIAS, Washington Franco. Projetos: planejamento, elaboração e análise. Editora Atlas, 1983.PORTER, Michael E. Estratégia competitiva das nações. Rio de Janeiro: Campus, 1993.PORTER, Michael E. Estratégia competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1992.SANVICENTE, Antonio Zoratto. Administração financeira. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1987.SAUAIA, A.C.A. Jogos de Empresas: Aprendizagem com Satisfação. Revista de Administração (USP), São Paulo, v.32, n.3, p. 13-27, 1997SAUAIA, A.C.A.; SYLOS, A.L. Plano empresarial em quatro etapas. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 1, n. 11, p. 1-11, 1999.