Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4548 - Gestão Simulada Empresarial
Management Simulation

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação:

Objetivos
- Recuperar o caráter sistêmico da organização, integrando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
- Desenvolver o espírito crítico e o trabalho em equipe, vitais na tomada de decisão.
- Estimular a aplicação dos conceitos de gestão em diferentes tipos de problemas da prática da gestão estratégica de marketing.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
908979 - José Glimovaldo Lupoli Junior
 
Programa Resumido
Permitir aos alunos integrar conceitos e práticas de gerenciamento. Fornecer aos participantes da disciplina instrumentos, técnicas e metodologias para o gerenciamento empresarial.
 
 
 
Programa
- Estratégias competitivas 
- Direção, poder e liderança
- Processo decisório
- Questões funcionais das organizações
- Visão sistêmica da organização, integrando conhecimentos adquiridos
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas e/ou Trabalhos.
Critério
A avaliação individual de cada aluno será feita de acordo com o seguinte critério:
NF = 0,2P1 + 0,4P2 + 0,3P3 + 0,1P4, onde:
P1 – Média da prova sobre a mecânica do jogo e da resolução de casos;
P2 – Prova final envolvendo conceitos de Gestão e análises das estratégias do jogo;
P3 – Resultado do jogo e ranking do grupo;
P4 – Análise da estratégia adotada pelo grupo.
Norma de Recuperação
Poderão fazer prova de recuperação os alunos que obtiverem média semestral entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     
BLANCHARD, K.; ZIGARMI, P.; ZIGARMI, D. RH: liderança e o gerente minuto. Rio de Janeiro: Record, 1986.
GITMAN, Lawrence Jaffrey. Princípios de administração financeira. 10. ed. São Paulo: Pearson, 2004.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 2. ed., 1987.
LIPSEY, Richard G. Introdução à Economia positiva. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
MATHIAS, Washington Franco. Projetos: planejamento, elaboração e análise. Editora Atlas, 1983.
PORTER, Michael E. Estratégia competitiva das nações. Rio de Janeiro: Campus, 1993.
PORTER, Michael E. Estratégia competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
SANVICENTE, Antonio Zoratto. Administração financeira. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1987.
SAUAIA, A.C.A. Jogos de Empresas: Aprendizagem com Satisfação. Revista de Administração (USP), São Paulo, v.32, n.3, p. 13-27, 1997
SAUAIA, A.C.A.; SYLOS, A.L. Plano empresarial em quatro etapas. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 1, n. 11, p. 1-11, 1999.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH4548

Clique para consultar o oferecimento para ACH4548

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP