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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4557 - Tópicos Especiais de Marketing I
Special Marketing Topics I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
- Estudar os temas mais atuais da disciplina de marketing.
- Situar os temas de vanguarda dentro da evolução da disciplina de marketing.
- Discutir as mudanças ambientais que impactam trocas em termos de cultura, tecnologia, legislação, demografia, política e ecologia e seus efeitos na gestão do marketing
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
998313 - Josmar Andrade
5104676 - Otávio Bandeira de Lamônica Freire
 
Programa Resumido
Os estudiosos de marketing exploram continuamente novas fronteiras que ampliam o conjunto atual de conceitos e técnicas concebidas para criar e manter relacionamentos entre as empresas em seus mercados. As propostas são numerosas, algumas se enquadram nas áreas tradicionais do marketing, outras se destacam como tendências inovadoras, que rompem paradigmas. O propósito desta disciplina é estudar temas de fronteira do marketing., com foco nas mudanças ambientais relevantes para a  realização das trocas. O professor tem a liberdade de, a cada tempo, redefinir o programa objetivando renovar o conteúdo da matéria com temas ainda mais recentes.
 
 
 
Programa
O programa será ajustado a cada oferecimento da disciplina e abordará aspectos de temas de fronteira no estudo da gestão de marketing 
- Relações do marketing com a sociedade e grupos de interesse
- Mudanças nas estruturas sociais e demográficas e impactos na estrutura do mercado
- Impacto da tecnologia no marketing: o ambiente digital de negócios
- Limitações legais para a prática do marketing
- Novas configurações de valor para o marketing
- Filosofia de marketing e empreendedorismo
- Métodos de mensuração de resultados em marketing
- Marketing e inovação
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas e/ou trabalhos.
Critério
NOTA FINAL = 0,15(PI) + 0,25(PF) + 0,25[(Q1+Q2+Q3+Q4)/4] + 0,15[(C1+C2+C3)/3] + 0,20(TS)
PI = prova intermediária até matéria da aula anterior
PF = prova final toda a matéria
Q = quizz, serão aplicados 4 testes (quizz) em datas aleatórias, sem prévio aviso aos alunos, sendo que o conteúdo do mesmo será relativo ao tema da aula daquele dia. O teste será aplicado ao início de cada aula, e sua não realização naquele momento implica na atribuição de nota zero.
C = cases para análise que serão distribuídos durante as aulas.
TS = trabalho semestral.
Norma de Recuperação
Poderão fazer prova de recuperação os alunos que obtiverem média semestral entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
ANDERSON, Eugene W.; FORNNELL, Claes; MAZVANCHERYL Sanal K. Customer Satisfaction and Shareholder Value. Journal of Marketing, 68(4):172, Oct. 2004.
CASTILHOS, R.B. Subindo o morro: consumo, posição social e distinção entre famílias de classes populares. Anais do XXXI Enanpad, Rio de Janeiro, RJ, Brazil, 2007
JOHNSON, Michael D; SELNES, Fred. Customer Portfolio Management: Toward a Dynamic Theory of Exchange Relationships. Journal of Marketing, 68(2):1, Apr 2004.
KHANG, Hyoungkoo; KI, Eyun-Jung; YE, Lan. Social Media Research in Advertising, Communication, Marketing and Public Relations – 1997-2010. Journalism & Mass Communication Quarterly. V. 89, n. 2, p, 279-298, 2012
KLEIN, Jill Gabrielle, N Craig Smith, Andrew John. Why We Boycott: Consumer Motivations for Boycott Participation. Journal of Marketing. V. 68, n. 3, 2004.
LEHMAN, Donald R. Metrics for Making Marketing Matter. Journal of Marketing, 68(4):73, Oct. 2004.
REINARTZ, Werner; THOMAS, Jacquelyn S; KUMAR, V Kumar. Balancing Acquisition and Retention Resources to Maximize Customer Profitability. Journal of Marketing, 69(1):63, Jan 2005.
RUST, Roland T.; AMBLER, Tim; CARPENTER, Gregory S.; KUMAR, V.;
SHEEHAN, Brian; TSAO, James; POKRYWCZYNSKI, James. Stop the Music! How Advertising Can Help Stop College Students from Downloading Music Illegally. Journal of Advertising Research. V. 52, n. 3, p. 309-321, 2012
SRIVASTRA, Rajendra. Measuring Marketing Productivity: Current Knowledge and Future Directions. Journal of Marketing, 68(4):76, Oct. 2004
VOHIES, Douglas W; MORGAN, Neil A. Benchmarking Marketing Capabilities for Sustainable Competitive Advantage. Journal of Marketing, 69(1):80, Jan 2005.
ZHANG, Jie; DAUGHERTY, Terry. Third-Person Effect and Social Networking: Implications for Online Marketing and Word-of-Mouth Communication, American Journal of Business, V. 24, n. 2, p. 53-63, 2009


Bibliografia Complementar:
Serão indicadas publicações de periódicos nacionais e internacionais para leitura pelos alunos.
 

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