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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4558 - Tópicos Especiais de Marketing II
Special Marketing Topics II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
- Estudar novas tendências no campo teórico e gerencial do marketing, que impactam conceitos e modelos tradicionais 
- Identificar tendências de ruptura na gestão do composto do marketing
- Formular cenários imediatos e futuros para a gestão de marketing
- Analisar casos práticos para integrar conceitos e tendências
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
998313 - Josmar Andrade
 
Programa Resumido
A gestão das variáveis do composto de marketing têm sido impactadas por diversas transformações ambientais. Conceitos fundamentais para o marketing como valor, satisfação, o que constituem os atributos tangíveis e intangíveis da oferta, todos estes aspectos têm sido transformados em decorrência das novas possibilidades tecnológicas, na configuração e na distribuição da oferta, e também por novas tendências do comportamento do consumidor, que alteram conceitos tradicionais de sacrifício para realização da troca e também dos programas para comunicar as ofertas. A  proposição desta disciplina é estudar temas de fronteira do marketing, com foco na gestão do composto de marketing. O professor tem a liberdade de, a cada tempo, redefinir o programa objetivando renovar o conteúdo da matéria com temas ainda mais recentes.
 
 
 
Programa
- O conceito de oferta: valor tangível, valor das consequências e valor ajustado a objetivos pessoais
- Confiança, satisfação e lealdade: o valor do consumidor ao longo do tempo
- Estratégias inovadoras de distribuição
- Relações entre preço e significação da oferta
- Branding e design
- Novas formas de acessar dados sobre o comportamento do consumidor: database marketing e neuromarketing
- Técnicas inovadoras de comunicação de marketing
- Métodos de mensuração de resultados do investimento em marketing
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas e/ou trabalhos.
Critério
NOTA FINAL = 0,15(PI) + 0,25(PF) + 0,25[(Q1+Q2+Q3+Q4)/4] + 0,15[(C1+C2+C3)/3] + 0,20(TS)
PI = prova intermediária até matéria da aula anterior
PF = prova final toda a matéria
Q = quizz, serão aplicados 4 testes (quizz) em datas aleatórias, sem prévio aviso aos alunos, sendo que o conteúdo do mesmo será relativo ao tema da aula daquele dia. O teste será aplicado ao início de cada aula, e sua não realização naquele momento implica na atribuição de nota zero.
C = cases para análise que serão distribuídos durante as aulas.
TS = trabalho semestral.
Norma de Recuperação
Poderão fazer prova de recuperação os alunos que obtiverem média semestral entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
ABRAHAM, Stan. Will business model innovation replace strategic analysis?
Strategy & Leadership. V. 41, n. 2, p. 31-38, 2013
BONOMA, T. V. Case research in marketing: opportunities, problems and a process. Journal of Marketing Research. V. 22, n.2, p. 199-208, 1985
HYNDS, E Jefferson. Viewing Innovation through the Sustainability Lens
Research Technology Management . V.56, n. 2 , p. 10-12, 2013
GENTIER, Antoine. Firms Strategies on E-payments Market: From Breaks to Convergence? International Business Research, Edição especial: Innovation, entrepreneurship and development . V.6, n. 2, p. 43-50, 2013
GOLDSMITH, Ronald E. Current and future trends in marketing and their implications for the discipline. Journal of Marketing Theory and Practice V. 12, n. 4, p. 10-17, 2004
MURPHY, Richard; SEPEHRI, Mohamad; WERNER, Mary. Is Market Orientation an Advantage for Business Performance? Journal of American Academy of Business, V. 18, n. 2 , p. 106-112, 2013
PEATTIE, Ken; CRANE, Andrew. Green marketing: legend, myth, farce or prophesy?Qualitative Market Research V. 8, n. 4, p. 357-370, 2005
SHANKAR, Venkatesh; INMAN, J Jeffrey; MANTRALA, Murali; KELLEY,
Eileen; RIZLEY, Ross Innovations in Shopper Marketing: Current Insights and Future Research Issues. Journal of Retailing, suplemento Innovations in
Retailing. V. 87, p. S29-S42, 2011
SIMKIN, Lyndon. The Future of Marketing: Critical 21st-Century Perspectives
Journal of Targeting, Measurement and Analysis for Marketing . V.12, n. 4 , p. 391-393, 2004
TERBLANCHE, N S. A century of marketing: Achievements, mishaps and future challenges Management Dynamics. V. 14, n. 4, p. 2-17, 2005



Bibliografia Complementar:
Serão indicadas publicações de periódicos nacionais e internacionais para leitura pelos alunos.
 

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