Apresentar aos alunos os principais conceitos e ferramentas de matemática financeira utilizados nos negócios, visando à melhoria do processo de análise e de tomada de decisão na gestão de marketing.
Compreender os conceitos de valor do dinheiro no tempo e sua importância para o cotidiano dos negócios e da vida pessoal. Lidar com problemas que envolvam os conceitos de capitalização simples, composta e séries uniformes de pagamento. Entender os principais tipos de taxa de juros: proporcionais, equivalentes, médias, acumuladas, nominais, efetivas, over, reais e líquidas. Aplicar a matemática financeira em situações de compras e vendas à vista e a prazo, para desenvolver a capacidade de análise de fluxo de caixa no desenvolvimento de produtos e serviços. Dominar o Excel e a HP 12C para cálculos financeiros.
- Valor do dinheiro no tempo - Juros Simples: capital inicial, montante, taxa de juros e número de períodos - Juros Compostos: valor presente, valor futuro, taxa de juros e número de períodos - Taxas Proporcionais, Equivalentes e Taxa Over - Taxas Acumuladas e Médias - Taxa Real e Taxa Líquida - Séries Uniformes de Pagamentos: postecipadas, com entrada, antecipadas, perpetuidades, com valor presente e valor futuro. - Fluxos não uniformes de entradas e saídas (múltiplos valores presentes e múltiplos valores futuros) - Compras e Vendas à Vista e a Prazo - Sistemas de Amortização: SAC e PRICE
Bibliografia Básica:ASSAF NETO, A. Matemática Financeira e suas Aplicações. São Paulo: Atlas, 2006.