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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4564 - Gestão de Comunicação Integrada de Marketing
Marketing Integrated Communication Management

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
A disciplina procurará desenvolver e aprofundar conceitos e estratégias da comunicação integrada de marketing (CIM), importante ferramental para a gestão do marketing. Serão analisadas as diversas disciplinas de CIM (propaganda, relações públicas, promoção de vendas, marketing direto, vendas pessoais, marketing digital interativo), bem como os diversos meios de comunicação disponíveis para implementação de estratégias de comunicação. Também serão discutidas formas de auditoria de resultados e implicações legais da gestão de CIM.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
998313 - Josmar Andrade
 
Programa Resumido
• Apresentar os conceitos de comunicação integrada;
• Discutir o processo de planejamento integrado de comunicação;
• Discutir os sistemas e fluxos de trabalho no desenvolvimento de estratégias de comunicação promocional;
• Analisar as estratégias de propaganda, relações públicas e publicidade;
• Analisar as estratégias de promoção de vendas, marketing direto, marketing digital e vendas pessoais;
• Discutir as possíveis abordagens de auditoria de resultados em comunicação integrada;
• Apresentar as implicações legais do desenvolvimento de ações promocionais no mercado brasileiro.
 
 
 
Programa
Marketing e estratégias de comunicação integrada;
Planejamento Integrado de comunicação;
Propaganda;
Relações públicas e publicidade;
Promoção de Vendas;
Marketing Direto;
Marketing Digital;
Vendas Pessoais;
Tendências e Perspectivas em Gestão da Comunicação;
Auditoria de resultados em comunicação integrada;
Aspectos legais da atividade promocional no ambiente brasileiro
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas e/ou Trabalhos.
Critério
NOTA FINAL = 0,15(PI) + 0,25(PF) + 0,25(MQ) + 0,15(MC) + 0,20(TS)
PI = prova intermediária: até matéria da aula anterior
PF = prova final: toda a matéria
MQ = Média de quizzes; serão aplicados testes (quizzes) em datas aleatórias, sem prévio aviso aos alunos, sendo que o conteúdo do mesmo será relativo ao tema da aula daquele dia. O teste será aplicado ao início de cada aula, e sua não realização naquele momento implica na atribuição de nota zero.
MC = cases para análise que serão distribuídos durante as aulas.
TS = trabalho semestral.
Norma de Recuperação
Poderão fazer prova de recuperação os alunos que obtiverem média semestral entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:

BELCH, George E. e BELCH, Michael A. Propaganda e Promoção. Uma perspectiva da Comunicação Integrada de Marketing. 7. Ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008
JONES, John Philip (org.). A publicidade como negócio. São Paulo: Nobel, 2002


Bibliografia Complementar:

KIRBY, Justin e MARSDEN, Paul. Connected marketing. The viral, buzz and word of mouth revolution. Burlington, E.U.A.: Buttersworth-Heinemann, 2006
TAMANAHA, Paulo. Planejamento de mídia. Teoria e experiência. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006
VESTERGAARD, Torben e SCHRODER, Kim. A linguagem da propaganda. 4. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004
 

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