A disciplina procurará desenvolver e aprofundar conceitos e estratégias da comunicação integrada de marketing (CIM), importante ferramental para a gestão do marketing. Serão analisadas as diversas disciplinas de CIM (propaganda, relações públicas, promoção de vendas, marketing direto, vendas pessoais, marketing digital interativo), bem como os diversos meios de comunicação disponíveis para implementação de estratégias de comunicação. Também serão discutidas formas de auditoria de resultados e implicações legais da gestão de CIM.
• Apresentar os conceitos de comunicação integrada;• Discutir o processo de planejamento integrado de comunicação;• Discutir os sistemas e fluxos de trabalho no desenvolvimento de estratégias de comunicação promocional;• Analisar as estratégias de propaganda, relações públicas e publicidade;• Analisar as estratégias de promoção de vendas, marketing direto, marketing digital e vendas pessoais;• Discutir as possíveis abordagens de auditoria de resultados em comunicação integrada;• Apresentar as implicações legais do desenvolvimento de ações promocionais no mercado brasileiro.
Marketing e estratégias de comunicação integrada;Planejamento Integrado de comunicação;Propaganda;Relações públicas e publicidade;Promoção de Vendas;Marketing Direto;Marketing Digital;Vendas Pessoais;Tendências e Perspectivas em Gestão da Comunicação;Auditoria de resultados em comunicação integrada;Aspectos legais da atividade promocional no ambiente brasileiro
Bibliografia Básica:BELCH, George E. e BELCH, Michael A. Propaganda e Promoção. Uma perspectiva da Comunicação Integrada de Marketing. 7. Ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008JONES, John Philip (org.). A publicidade como negócio. São Paulo: Nobel, 2002Bibliografia Complementar:KIRBY, Justin e MARSDEN, Paul. Connected marketing. The viral, buzz and word of mouth revolution. Burlington, E.U.A.: Buttersworth-Heinemann, 2006TAMANAHA, Paulo. Planejamento de mídia. Teoria e experiência. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006VESTERGAARD, Torben e SCHRODER, Kim. A linguagem da propaganda. 4. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004