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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4566 - Marketing Social e de Organizações Não-lucrativas
Social Marketing

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
- Apresentar e discutir as diferenciações entre o marketing tradicional e o marketing social.
- Familiarizar o aluno com trabalhos acadêmicos na área de marketing social.
- Mostrar aos alunos a aplicabilidade do conceito e técnicas de marketing social.
- Apresentar como os conceitos de marketing tradicional são utilizados em marketing social.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6631565 - Carlos Alcides Salles
 
Programa Resumido
A disciplina abordará o conceito, as características e a aplicação do marketing social.
 
 
 
Programa
- Conceitos e características do marketing social.
- Diferenças com outros conceitos de marketing (societal, responsabilidade social, marketing social corporativo; marketing institucional).
- Características e fases de um planejamento de marketing social.
- Planos de marketing social nas áreas de saúde (doenças sexualmente transmissíveis, anemia), redução da violência, sustentabilidade, atividades físicas, doação de órgãos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Seminários, Trabalhos e Participação em Classe.
Critério
NOTA FINAL = 0,40 (seminário) + 0,40 (trabalho) + 0,20 (participação em classe).
Norma de Recuperação
Poderão fazer prova de recuperação os alunos que obtiverem média semestral entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     
1a. ANDREASEN, A., 1994 - Social marketing> its definition and domain; Journal of Public and Policy and Marketing. v. 13. n. 1 pp. 108-14.

1b. Edson Coutinho da, MINCIOTTI. Silvio Augusto. Marketing Social: Uma Análise de sua aplicação às Políticas Públicas de Saúde em São Bernardo do Campo. ENANPAD, 2008.

2A. McDERMOTT, laura. A systematic review of social marketing effectiveness. Health Education. V. 107. n. 2, 2007. pp. 126-191.

2b. VIEIRA, Francisco Giovanni David; HIGUCHI, Agnaldo Keiti; SCHNEIDER-DE-OLIVEIRA, Rosemeri; CORRÊA, Patricia Soares Azoline. Marketing Social corporativo: estado-da-arte e proposição de um modelo conceitual. ENANPAD, 2007.

3a. ANDREASEN, A. marketing social marketing in the social change marketplace. Journal of Public and Policy and Marketing. v. 21. n. 1. pp. 3-13, 2002.

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11. OSHFSKY, Alisa M.; ZIVE, Michelle M.; SCIKARU, Rosana; ZUNIGA, Maria. Promoting HIV risk awareness and testing in Latinos living on the US - Mexico border: the Tu no me conoces social marketing campaing. AIDS Education and Prevention, 19 (5); p. 422-435. 2007.

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13. MATSUDO, V.S.; ANDRADE, D.; ARAUJO, T.; ANDRADE, E; DE OLIVEIRA, L.C.; BRAGGION,, G., 2002. promotion of physical activity in a developing country: the Agita São Paulo experience. Public Health Nutrition, v. 5, n. 1A. Special Issue, pp. 253-61.

14. GOLDBERG, G.; MARVIN, E.; FISHBEIN, MARTIN. MIDDLESTADT, SUSAN E. Social Marketing - Theoretical Perspectives. Routledge, 1997. Capítulo 19 - Reducing the level of violence in Hockey.

15. GOLDBERG, G.; MARVIN, E.; FISHBEIN, MARTIN. MIDDLESTADT, SUSAN E. Social Marketing - Theoretical Perspectives. Routledge, 1997. Capítulo 21 - Adversiting and its role in Organ Donation.

16. PHIPPS, Marcus; BRACE-GOVAN, Jan. From right to Responsibility: Sustainable change in water consumption. Journal of Public Policy & Marketing. Fall 2011. Vol. 30. N. 2. P. 203-219.

17. NEIGER, B.L.; THACKERAY, R.; MERRIL, R.M.; MINER, K.M.; LARSEN, L.; CHALKLEY, C.M. - the impact of social marketing on fruit and vegetalble consumption and physical activity among public health employees at the Utah Department of Health Social Marketing Quaterly, v. 7, pp. 9-28. 2001.
 

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