- Apresentar uma visão dos principais conceitos de estatística descritiva univariada e bivariada e os principais conceitos dos métodos estatísticos.- Discutir aplicações de estatística em situações de administração e marketing.
Teoria e aplicações de:- Estatística descritiva univariada e bivariada;- Modelos de probabilidade discretos e contínuos.
Introdução à Estatística;Métodos de Descrição de Dados- análise univariada: tabelas, gráficos, medidas resumo- análise bivariada: associação entre variáveis qualitativas, variáveis quantitativas e variável quantitativa e qualitativaIntrodução à Probabilidade- espaço amostral- probabilidade- distribuição de probabilidade- esperança, variância e coeficiente de correlaçãoVariáveis Aleatórias Discretas- distribuição de Bernoulli, Binomial, Multinomial, Hipergeométrica e PoissonVariáveis Aleatórias Contínuas- distribuição Uniforme, Normal e Exponencial
Bibliografia Básica:Bussab, W. O., Morettin, P. A. (2009). Estatística Básica. 6ª. edição. São Paulo: Saraiva.Bibliografia Complementar:McClave, J. T., Benson, P. G., Sincich, T. (2004). Statistics for Business and Economics. 9th edition. Upper-Saddle River: Prenticel-Hall.