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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4574 - Gestão Estratégica
Strategic Management

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação:

Objetivos
- Compreender o conceito de estratégia, explorando os seus múltiplos significados;
- Destacar razões que tornam o planejamento atividade vital na vida das organizações;
- Apresentar e explorar em profundidade um processo abrangente, deliberado, analítico, formal e sistemático de formulação estratégica;
- Explicar os demais processo de formação de estratégias organizacionais, que se contrapõem ao esquema formal, com o propósito de revelar as dificuldades de elaboração e implementação das estratégias nas organizações contemporâneas;
- Avaliar a condição simultânea do estrategista como um gerente geral, que compreende as diferentes partes da organização, e um analista do ambiente, atento aos fatos presentes e às possibilidades futuras, que utiliza o processo de planejamento em auxílio à sua tarefa de alcançar um ajustamento viável e pró-ativo entre as forças externas e as circunstâncias organizacionais;
- Formular um plano estratégico considerando o contexto de uma organização real
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2051936 - Sergio Feliciano Crispim
 
Programa Resumido
A disciplina explora um elenco básico de conceitos e técnicas acerca do conteúdo e do processo de formulação e gestão estratégica nas organizações. Nessa abordagem está rejeitada a visão racionalista que prescreve uma opção única e fechada para o processo concepção de estratégias nas organizações. Em seu lugar, é contraposta uma perspectiva que busca descrever a realidade típica de cada contexto organizacional e compreender as suas singulares possibilidades e restrições em termos de estratégia. A expectativa é que, ao final da disciplina, o aluno tenha progredido para uma razoável capacidade analítica e crítica diante das questões e decisões envolvidas no planejamento empresarial.
 
 
 
Programa

- Planejamento e processo administrativo
- Conceitos de planejamento e estratégia: significados e dimensões
- Por que planejar: mudanças no ambiente e adaptação
- Como planejar: formação de estratégias nas organizações
- Modelo analítico-formal de planejamento estratégico
- Missão da organização
- Definição do negócio
- Análise do ambiente
- Construção de cenários
- Análise do setor econômico
- Determinação de ameaças e oportunidades
- Análise da organização
- Benchmarking
- Competências centrais
- Determinação de pontos fortes e fracos
- Questões Críticas
- Posicionamento estratégico para vantagem competitiva
- Estratégias genéricas, estratégias funcionais, matrizes de portfólio
- Objetivos e estratégias organizacionais: conceitos e hierarquia
- Implementação estratégica: estrutura, RH, flexibilidade e foco
- Controle estratégico: balanced scorecard
- Perspectivas sobre a formação de estratégias nas organizações
- O perfil do estrategista
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas e/ou trabalhos.
Critério
NOTA FINAL = 0,15(PI) + 0,25(PF) + 0,25[(Q1+Q2+Q3+Q4)/4] + 0,15[(C1+C2+C3)/3] + 0,20(TS)
PI = prova intermediária: até matéria da aula anterior
PF = prova final: toda a matéria
Q = quizz, serão aplicados 4 testes (quizz) em datas aleatórias, sem prévio aviso aos alunos, sendo que o conteúdo do mesmo será relativo ao tema da aula daquele dia. O teste será aplicado ao início de cada aula, e sua não realização naquele momento implica na atribuição de nota zero.
C = cases para análise que serão distribuídos durante as aulas.
TS = trabalho semestral
Norma de Recuperação
Poderão fazer prova de recuperação os alunos que obtiverem média semestral entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
WRIGHT, Peter; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração Estratégica. São Paulo: Atlas, 2000.

 

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