Proporcionar ao aluno o conhecimento dos principais conceitos e ferramentas de natureza financeira, enfatizando o respectivo inter-relacionamento com a gestão de Marketing.
Discutir a função financeira nas empresas, os fundamentos da contabilidade, a análise de investimentos e a análise do ponto de equilíbrio e formação de preços, além dos fundamentos de administração do capital de giro, da alavancagem financeira e do custo de capital e da análise das demonstrações financeiras.
Função Financeira na Empresa:- As grandes áreas funcionais na empresa;- Relações entre as áreas funcionais e as funções administrativas;- A área de marketing e a área de finanças;- Decisões financeiras básicas;- Risco operacional e risco financeiro;- A função marketing,a função financeira e a criação de valor;Fundamentos de Contabilidade:- Campo de atuação,usuários,objetivos e limitações da Contabilidade;- O balanço patrimonial : ativo,passivo e patrimonio líquido;- Os procedimentos contáveis básicos;- A demonstração dos resultados:receitas,despesas,regimes de comp.e de caixa;- A distribuição dos resultados : dividendos e formação de reservas;- Outras demonstrações financeiras;Análise de Investimentos:- A natureza das decisões de investimentos;- Elementos dos fluxos de caixa na análise de investimentos;- Métodos do valor atual líquido,taxa interna de retorno e “payback”;- Valor atual líquido e taxa interna de retorno comparados;- Excludência e restrições de capital;- Análise de sensibilidade e simulação ;Análise do Ponto de Equilíbrio e Formação de Preços:- Conceitos básicos de custos e de ponto de equilíbrio;- Custos fixos,custos variáveis e margem de contribuição;- Margem de contribuição e formação de preços;- Ponto de equilíbrio para “carteiras” de produtos;- Relações entre preços,”carteiras de produtos” e ponto de equilíbrio;- O papel dos custos fixos e a alavancagem operacional;- Fundamentos de Administração do Capital de Giro:- Conceito de capital de giro e de capital de giro líquido;- Ciclo operacional e ciclo financeiro;- O papel da área de marketing na gestão do capital de giro;- O dilema “risco x retorno” na gestão do capital de giro;- Políticas de financiamento do capital de giro;Alavancagem Financeira e Custo de Capital:- Conceito de alavancagem financeira;- Custo de capital próprio e custo de capital de terceiros;- Custo médio ponderado de capital ( w.a.c.c.);- Relação entre w.a.c.c. e decisões de investimentos;- Conceito de valor econômico agregado (v.e.a.);- Mensuração do valor econômico agregado;Análise das Demonstrações Financeiras:- A importância da análise das demonstrações financeiras;- Revisão da estrutura das demonstrações financeiras;- Análise horizontal e análise vertical;- Análise de indicadores financeiros;- Análise integrada : modelo de DuPont;- Limitações da análise das demonstrações financeiras.
Bibliografia Básica:ASSAF NETO, A. Finanças Corporativas e Valor. São Paulo: Atlas, 5ª. edição- 2010 ASSAF NETO, A e GUASTI LIMA,F. Fundamentos de Administração Financeira.São Paulo: Atlas, 1ª. edição – 2010DIVERSOS AUTORES Contabilidade Introdutória.São Paulo: Atlas,11ª. edição- 2010Bibliografia Complementar:GITMAN, L.J. Princípios de Administração Financeira. São Paulo: Harper & Row, 10ª. edição- 2003ROSS, S;A.; WESTERFIELD, R.W.; JAFFE, J.F. Administração financeira. 2. ed. São Paulo, Atlas, 2002.