• Discutir os conceitos fundamentais do composto de produtos e suas aplicações na administração de uma organização;• Discutir o processo e as condições para a inovação, os recursos e ativos necessários para a apropriação de valor;• Apresentar as ferramentas para planejamento do sortimento ideal;• Apresentar as ferramentas para a decisão de investimento em produtos.
A disciplina abordará o processo analítico que engloba as condições, passos, ferramentas e planejamentos para a gestão de produtos de uma organização.
Aplicação das estratégias de marketing a uma linha de produtos:- Avaliação do ambiente competitivo de mercado;- Segmentação e Posicionamento do produto;Decisões no composto de produtos:- Conceito de produto e ciclo de vida;- Planejamento de demanda, sortimento e de estoques;- Gestão do portfólio de produtos;- Inovação e novos produtos;- Recursos e capacitações necessárias a apropriação de valor com a inovação;- Discutindo as vantagens e desvantagens de ser o primeiro a inovar;- Marcas;- O papel das embalagens;- Precificação da linha de produtos;- Análise de projetos de investimento de novos produtos.
Bibliografia Básica:Gorchels. L . The Product Manager’s Handbook, 2nd ed, 2000. McGraw Hill.Varley, R. Retail Product Management, Routledge, London, 2001.Chetcocine, G, CH 3, 4 e 5 in, A Derrota das Marcas: Como Evitá-las. Makron Books, 1999, pages 21- 46.AFUAH, Allan. Ch 5 – 6 in, Strategic Innovation: New Game Strategies for Competitive Advantage. Routledge, NY, 2009, pages 117-177.