Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4606 - Gestão de Produtos e Novos Produtos
Product and New Product Management

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
• Discutir os conceitos fundamentais do composto de produtos e suas aplicações na administração de uma organização;
• Discutir o processo e as condições para a inovação, os recursos e ativos necessários para a apropriação de valor;
• Apresentar as ferramentas para planejamento do sortimento ideal;
• Apresentar as ferramentas para a decisão de investimento em produtos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3551651 - Elias Frederico
 
Programa Resumido
A disciplina abordará  o processo analítico que engloba as condições, passos, ferramentas e planejamentos para a gestão de produtos de uma organização.
 
 
 
Programa
Aplicação das estratégias de marketing  a uma linha de produtos:
- Avaliação do ambiente competitivo de mercado;
- Segmentação e Posicionamento do produto;

Decisões no composto de produtos:
- Conceito de produto e ciclo de vida;
- Planejamento de demanda, sortimento e de estoques;
- Gestão do portfólio de produtos;
- Inovação e novos produtos;
- Recursos e capacitações necessárias a apropriação de valor com a inovação;
- Discutindo as vantagens e desvantagens de ser o primeiro a inovar;
- Marcas;
- O papel das embalagens;
- Precificação da linha de produtos;
- Análise de projetos de investimento de novos produtos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, desenvolvimento de ferramentas e planejamentos e discussão de casos.
Critério
NOTA FINAL = 0,30(PI) + 0,40(PF) + 0,30(MQ)
sendo
PI = prova intermediária  até matéria da aula anterior;
PF = prova final  toda a matéria;
MQ = média aritmética dos quizes. Serão aplicados quatro ou mais testes (quiz) em datas aleatórias, sem prévio aviso aos alunos, sendo que o conteúdo do mesmo será relativo ao tema da aula daquele dia e/ou dias anteriores. O teste será aplicado na aula, e sua não realização naquele momento implica na atribuição de nota zero. Os quizes poderão versar sobre qualquer conteúdo a ser discutido na respectiva aula, englobando a bibliografia básica, que inclui os livros textos, os artigos de revista, os exercícios e os casos.
Norma de Recuperação
Poderão fazer prova de recuperação os alunos que obtiverem média semestral entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:

Gorchels. L . The Product Manager’s Handbook, 2nd ed, 2000. McGraw Hill.
Varley, R. Retail Product Management, Routledge, London, 2001.
Chetcocine, G, CH 3, 4 e 5 in, A Derrota das Marcas: Como Evitá-las. Makron Books, 1999, pages 21- 46.
AFUAH, Allan. Ch 5 – 6 in, Strategic Innovation: New Game Strategies for Competitive Advantage. Routledge, NY, 2009, pages 117-177.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH4606

Clique para consultar o oferecimento para ACH4606

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP