- Envolver os alunos com o conceito e a prática das ações de Comunicação, mostrando sua importância na construção de relacionamentos entre as empresas e seus diversos públicos.- Transmitir aos alunos a visão, funções e abrangência da Comunicação Dirigida através de suas diversas ferramentas, fornecendo condições de escolha da ferramenta mais adequada para estratégias de comunicação mercadológico ou institucional.- Mostrar como se deve utilizar essa importante ferramenta para obter resultados no Marketing.
- Mostrar aos alunos as plataformas de comunicação e os elementos desse processo de forma integrada. Exemplificar as diversas formas de comunicação.- Mostrar como a organização se comunica com cada público e os fatores que interferem neste contato.
- O processo de Comunicação de forma integrada.- Canais de Comunicação pessoais e não-pessoais, e as demais ferramentas de comunicação.- Classificação e priorização dos públicos de interesse. Definição de políticas de comunicação e formas de relacionamento interno e externo.- Relações Públicas de marketing: desenvolvimento de programas para promover ou proteger a imagem da empresa/produtos.- Assessoria de imprensa: como obter bons resultados com esta terceirização.- Media Training: treinando os executivos para falarem com o público imprensa.- Eventos: institucionais e comerciais.
Bibliografia Básica:LESLY, Philip. Os Fundamentos de Relações Públicas e da Comunicação. São Paulo: Pioneira, 1995.LOPES, Marilena. Quem tem medo da notícia. São Paulo: Makron, 2000.Bibliografia Complementar:KUNSCH, Margarida M.K. Planejamento de Relações Públicas: na comunicação integrada. 4. ed. São Paulo: Summus, 2003.McKENNA, Regis. Marketing de Relacionamento. Rio de Janeiro: Campus, 1993.MEIRELLES, Gilda. Tudo sobre Eventos. São Paulo: STS, 1999.NEWEL, Frederick. Fidelidade.com. São Paulo: Makron, 2000.NOGUEIRA, Nemércio. Media Training. São Paulo: Cultura, 1999.PORTER, Michael E. Vantagem Competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1990.ZÜLZKE, Maria Lúcia. Abrindo a Empresa para o Consumidor. São Paulo: Qualitymark, 1991.Serão indicadas publicações de periódicos nacionais e internacionais para leitura pelos alunos.