Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4647 - Comunicação Organizacional
Organizational Communication

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
- Envolver os alunos com o conceito e a prática das ações de Comunicação, mostrando sua importância na construção de relacionamentos entre as empresas e seus diversos públicos.
- Transmitir aos alunos a visão, funções e abrangência da Comunicação Dirigida através de suas diversas ferramentas, fornecendo condições de escolha da ferramenta mais adequada para estratégias de comunicação mercadológico ou institucional.
- Mostrar como se deve utilizar essa importante ferramenta para obter resultados no Marketing.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2065862 - Sandra Lucia Amaral de Assis Reimão
 
Programa Resumido
- Mostrar aos alunos as plataformas de comunicação e os elementos desse processo de forma integrada. Exemplificar as diversas formas de comunicação.
- Mostrar como a organização se comunica com cada público e os fatores que interferem neste contato.
 
 
 
Programa
- O processo de Comunicação de forma integrada.
- Canais de Comunicação pessoais e não-pessoais, e as demais ferramentas de comunicação.
- Classificação e priorização dos públicos de interesse. Definição de políticas de comunicação e formas de relacionamento interno e externo.
- Relações Públicas de marketing: desenvolvimento de programas para promover ou proteger a imagem da empresa/produtos.
- Assessoria de imprensa: como obter bons resultados com esta terceirização.
- Media Training: treinando os executivos para falarem com o público imprensa.
- Eventos: institucionais e comerciais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas
- Palestras
- Elaboração, apresentação e discussão de um trabalho prático semestral por grupos de alunos
Critério
NOTA FINAL = 0,2(PI) + 0,3(PF) + 0,3[(Q1+Q2+Q3+Q4)/4] + 0,2*TS]
PI = prova intermediária ? até matéria da aula anterior
PF = prova final ? toda a matéria
Q = quizz, serão aplicados 4 testes (quizz) em datas aleatórias, sem prévio aviso aos alunos, sendo que o conteúdo do mesmo será relativo ao tema da aula daquele dia. O teste será aplicado ao início de cada aula, e sua não realização naquele momento implica na atribuição de nota zero
TS = trabalho semestral
Norma de Recuperação
Poderão fazer prova de recuperação os alunos que obtiverem média semestral entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     

Bibliografia Básica:
LESLY, Philip. Os Fundamentos de Relações Públicas e da Comunicação. São Paulo: Pioneira, 1995.
LOPES, Marilena. Quem tem medo da notícia. São Paulo: Makron, 2000.

Bibliografia Complementar:
KUNSCH, Margarida M.K. Planejamento de Relações Públicas: na comunicação integrada. 4. ed. São Paulo: Summus, 2003.
McKENNA, Regis. Marketing de Relacionamento. Rio de Janeiro: Campus, 1993.
MEIRELLES, Gilda. Tudo sobre Eventos. São Paulo: STS, 1999.
NEWEL, Frederick. Fidelidade.com. São Paulo: Makron, 2000.
NOGUEIRA, Nemércio. Media Training. São Paulo: Cultura, 1999.
PORTER, Michael E. Vantagem Competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1990.
ZÜLZKE, Maria Lúcia. Abrindo a Empresa para o Consumidor. São Paulo: Qualitymark, 1991.

Serão indicadas publicações de periódicos nacionais e internacionais para leitura pelos alunos.

 

Clique para consultar os requisitos para ACH4647

Clique para consultar o oferecimento para ACH4647

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP