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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4707 - Investimentos
Investments

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Capacitar os gestores de marketing a tomar decisões quando participam do mercado financeiro. Introduzir aos alunos o funcionamento do mercado financeiro, sua importância econômica, seus principais preços e títulos, e a evolução recente do mercado, com a introdução das fintechs, outras modalidades de captação de recursos como crowdfunding, e os criptoativos, destacando a sua importância para o profisisional de marketing.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8475697 - Elaine Cristina Borges
 
Programa Resumido
Introduzir o mercado financeiro, sua relação com o desenvolvimento econômico, as principais taxas de juros desse mercado e a atividade de intermediação financeira, além de apresentar as inovações do mercado como fintechs e crowdfunding, e suas oportunidades.
Abordar o mercado de renda fixa, seus principais títulos, características e relação de risco e retorno. Assimilar o risco de crédito, o risco de liquidez e o risco de taxa de juros e seu impacto na criação de uma estratégia de investimento eficaz.
Compreender o mercado de capitais, sua importância, dinâmica, seus produtos, oportunidades e principais características. Apresentar os fundos de investimento, suas estratégias e custos.
Entender o mercado de criptomoedas, a tecnologia blockchain, os principais projetos e a ideia de DeFi (finanças descentralizadas).
 
 
 
Programa
- Componentes da taxa de juros, inflação e custo de oportunidade, Selic e CDI, relação risco e retorno, prêmio de risco, a importância econômica do mercado financeiro e o papel do governo. Intermediação bancária e sistema financeiro nacional.
- Mercado de renda fixa, título públicos, tributação, risco de crédito, risco de liquidez, risco de taxa de juros, estratégia de investimento na renda fixa, títulos privados de bancos, fundo garantidor de crédito, títulos privados de empresas, rating de crédito.
- Fundos de investimento, classes de ativos, estratégia de investimento, taxas de administração e performance, regulamento do fundo e preços passados, benchmarks, ETFs e fundos de direitos creditórios.
- Mercado de capitais, importância econômica, ações, ganho de capital e dividendos, precificação das ações, índices de mercado, bovespa, IPO e Follow-on.
- Criptomoedas, tecnologia de blockchain, bitcoin, ethereum, finanças descentralizadas (DeFi) e criptoativos. Análise de evolução do mercado e ciclos de bull e bear market.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas de discussão do conteúdo e aplicação através da análise do mercado atual, com uso de recursos áudio visuais. Vídeos curtos gravados com conteúdo disponibilizados previamente aos alunos. Elaboração de uma carteira teórica de investimentos em grupo com acompanhamento e orientação do professor para apresentação à turma em seminários ao final do curso. Realização de jogos competitivos para revisão de conteúdos e engajamento dos alunos.
Critério
Nota final = 50% (Pf) + 50% (TD) PF = Prova final (toda a matéria) TD = Trabalho da disciplina (elaboração de uma carteira teórica de investimentos no decorrer do curso com a orientação do professor e apresentação de resultados em seminário ao final do curso.
Norma de Recuperação
Poderão fazer a prova de recuperação os alunos que obtiverem média semestral entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:

Francisco Cavalcante, Jorge Misumi e Luiz Fernando Rudge, Mercado de Capitais/Comissão Nacional de Bolsas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.


Bibliografia Complementar:

ANDREZO, Andrea Fernandes,LIMA, Iran Siqueira. Mercado financeiro aspectos históricos e conceituais. 1ª ed. São Paulo: Pioneira.1999. 338p.
ARSHADI, Nasser, KARELS, Gordon V. Modern financial intermediaries and markets. 1ª ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall. 1997. 501p.
ASSAF NETO, Alexandre. Mercado financeiro. 1ª ed.São Paulo: Atlas. 1999. 322p.
BERNSTEIN, Peter L., DAMODARAN, Aswath. Administração de investimentos. Porto Alegre: Bookman. 2000.423p.
BRIGHAM, Eugene F., HOUSTON, Joel F., Fundamentos da moderna administração financeira. 2ª ed. Rio de Janeiro:Campus. 1999. 713p.
DROMS, William G., PROCIANOY, Jairo L..Finanças para executivos tudo o que você precisa saber não- financeiros.4ª ed. Porto Alegre. Bookman.2002.269p.
FARIA, Rogério Gomes de. Mercado financeiro intrumentos & operações. 1ª ed.São Paulo: Prentice Hall. 2003. 281p
FORTUNA, Eduardo. Mercado financeiro produtos e serviços. 16ª ed. Rio de Janeiro:Qualltymark Editora. 2005. 812p.
HUBBARD, R. Glenn. Money the financial system, and the economy. 2ª ed. New York: Addison-Wesley. 1996. 759p.
HULL, John C. Opções,futuros e outros derivativos. 3ª ed. Toronto. Prentice Hall.1998. 609p.
KIDWELL, David S.,PETERSON,Richard L., BLACKWELL, David W.,Financial institutions markets and money. 6ª ed. Olando.1997.765p.
KIDWELL, David S.,PETERSON,Richard L., BLACKWELL, David W.,Financial institutions markets and money. 5ª ed. Orlando:1993.351p.
LEMOS, Flávio, CARDOSO, Celso. Análise Técnica Clássica com as mais recentes estratégias da Expo Trader Brasil. 1ª ed. São Paulo: Saraiva. 357p.
LIVINGSTON,Miles.Money and capital markets. 2ª ed. New York.1993.639p.
MANKIW,N. Grefory. Introdução à economia. Tradução da 3ª edição norte-americana.São Paulo: Cengage Learning. 2008. 852p.
MELLAGI FILHO, Armando, ISHIKAWA, Sérgio. Mercado financeiro e de capitais. 1ª ed. São Paulo: Atlas. 2000. 335p.
MELLAGI FILHO, Armando. Mercado financeiro e de capitais uma introdução. 1ª ed. São Paulo.Atlas. 1994. 170p.
POLAKOFF, Murray E.,OTHERS, Thomas A. Durkin. Financial institutions and markets. 2ª ed. Houghton Mifflin Company. 1991. 754p.
SANTOS, José Evaristo dos. Mercado financeiro brasileiro. 1ª ed. São Paulo: Atlas. 1999. 251p.
SANVICENTE, Antonio Zoratto, MELLAGI FILHO, Armando. Mercado de capitais e estratégias de investimento. 1ª ed. São Paulo. Atlas. 1988. 157p.
SCHIMIDT, Ruth A. WRIGHT,Helen. Financial aspects of marketing. Macmillan Business. 1996. 299p.
TOLEDO FILHO, Jorge Ribeiro de. Introdução ao mercado de capitais brasileiro. 1ª ed. São Paulo. Editora Lucre. 1997.128p.
 

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