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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4707 - Tópicos de Finanças
Finance Topics

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Capacitar os gestores de marketing a entender as ferramentas que ajudam a apoiar as decisões que as pessoas tomam quando participam do mercado financeiro. Conhecer a linguagem e comportamento dos agentes envolvidos nas transações financeiras. Proporcionar ao aluno o entendimento básico essencial dos principais mercados de captação/aplicação dos recursos financeiros e o seu inter-relacionamento com a gestão de marketing. Desenvolver nos participantes a sensibilidade em relação aos principais fatores que influenciam os investimentos e investidores. Capacitar minimamente os alunos a atuar como agentes nos mercados financeiros e de capitais e os auxiliar na possível obtenção de certificação oficial para tal fim.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
47187 - Rubens Janny Teixeira
 
Programa Resumido
A disciplina examina o funcionamento do mercado financeiro. Discute a grande variedade de instituições que compõem o sistema financeiro brasileiro. Discute a relação entre o sistema financeiro e algumas variáveis macroeconômicas fundamentais – principalmente poupança e investimento. Apresenta como o sistema financeiro coordena poupadores e investidores. Aborda aspectos comportamentais do gestor financeiro e a suas interfaces com a gestão mercadológica. Destaca a importância do conhecimento das implicações financeiras das decisões na área de marketing como a relação de oferta de crédito e vendas. Expõe a exigência do domínio da linguagem financeira utilizada nas discussões para tomada de decisões colegiadas para a participação eficaz do executivo de marketing na governança corporativa dos negócios. Apresenta as principais formas de captação de Recursos. Mercados de crédito, Mercado Monetário, Mercado de Capitais, Mercado de Câmbio. Instituições e agentes, suas atribuições e responsabilidades. Títulos do mercado. Formas de Operação. Gestão de Riscos. Legislação.
 
 
 
Programa
• Introdução;
• Economia e Mercado de Capitais. Mercado de Crédito. Mercado Monetário. Mercado de Capitais. Mercado de Câmbio;
• Estrutura do Mercado Financeiro Nacional;
• Os Títulos do Mercado de Capitais. Captação de Recursos Privados;
• Debêntures. Commercial Papers . Indicadores de Performance: CDI, SELIC, ÍNDICES;
• Ações;
• Volatilidade. Gestão de Riscos;
• Outros títulos emitidos pelas Companhias;
• Mercado Primário e Mercado Secundário. Principais Legislações. Abertura de Capitais e Empresas Abertas;
• Oferta Pública de ações – OPA – IPO;
• Tipos de Mercado. Mercado de Balcão Organizado. Mercado de Bolsa;
• Os Mercados do Segmento Bovespa. Renda Fixa. Renda Variável;
• Os Índices das Bolsas de Valores;
• Mercados Derivativos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas. Recursos áudio-visuais. Palestras. Resolução de casos e exercícios.
Critério
NOTA FINAL = 0,40(PI) + 0,40(PF) + 0,20(atividades)
sendo
PI = prova intermediária - até matéria da aula anterior
PF = prova final - toda a matéria
Norma de Recuperação
Poderão fazer prova de recuperação os alunos que obtiverem média semestral entre 3,0 e 4,9.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:

Francisco Cavalcante, Jorge Misumi e Luiz Fernando Rudge, Mercado de Capitais/Comissão Nacional de Bolsas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.


Bibliografia Complementar:

ANDREZO, Andrea Fernandes,LIMA, Iran Siqueira. Mercado financeiro aspectos históricos e conceituais. 1ª ed. São Paulo: Pioneira.1999. 338p.
ARSHADI, Nasser, KARELS, Gordon V. Modern financial intermediaries and markets. 1ª ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall. 1997. 501p.
ASSAF NETO, Alexandre. Mercado financeiro. 1ª ed.São Paulo: Atlas. 1999. 322p.
BERNSTEIN, Peter L., DAMODARAN, Aswath. Administração de investimentos. Porto Alegre: Bookman. 2000.423p.
BRIGHAM, Eugene F., HOUSTON, Joel F., Fundamentos da moderna administração financeira. 2ª ed. Rio de Janeiro:Campus. 1999. 713p.
DROMS, William G., PROCIANOY, Jairo L..Finanças para executivos tudo o que você precisa saber não- financeiros.4ª ed. Porto Alegre. Bookman.2002.269p.
FARIA, Rogério Gomes de. Mercado financeiro intrumentos & operações. 1ª ed.São Paulo: Prentice Hall. 2003. 281p
FORTUNA, Eduardo. Mercado financeiro produtos e serviços. 16ª ed. Rio de Janeiro:Qualltymark Editora. 2005. 812p.
HUBBARD, R. Glenn. Money the financial system, and the economy. 2ª ed. New York: Addison-Wesley. 1996. 759p.
HULL, John C. Opções,futuros e outros derivativos. 3ª ed. Toronto. Prentice Hall.1998. 609p.
KIDWELL, David S.,PETERSON,Richard L., BLACKWELL, David W.,Financial institutions markets and money. 6ª ed. Olando.1997.765p.
KIDWELL, David S.,PETERSON,Richard L., BLACKWELL, David W.,Financial institutions markets and money. 5ª ed. Orlando:1993.351p.
LEMOS, Flávio, CARDOSO, Celso. Análise Técnica Clássica com as mais recentes estratégias da Expo Trader Brasil. 1ª ed. São Paulo: Saraiva. 357p.
LIVINGSTON,Miles.Money and capital markets. 2ª ed. New York.1993.639p.
MANKIW,N. Grefory. Introdução à economia. Tradução da 3ª edição norte-americana.São Paulo: Cengage Learning. 2008. 852p.
MELLAGI FILHO, Armando, ISHIKAWA, Sérgio. Mercado financeiro e de capitais. 1ª ed. São Paulo: Atlas. 2000. 335p.
MELLAGI FILHO, Armando. Mercado financeiro e de capitais uma introdução. 1ª ed. São Paulo.Atlas. 1994. 170p.
POLAKOFF, Murray E.,OTHERS, Thomas A. Durkin. Financial institutions and markets. 2ª ed. Houghton Mifflin Company. 1991. 754p.
SANTOS, José Evaristo dos. Mercado financeiro brasileiro. 1ª ed. São Paulo: Atlas. 1999. 251p.
SANVICENTE, Antonio Zoratto, MELLAGI FILHO, Armando. Mercado de capitais e estratégias de investimento. 1ª ed. São Paulo. Atlas. 1988. 157p.
SCHIMIDT, Ruth A. WRIGHT,Helen. Financial aspects of marketing. Macmillan Business. 1996. 299p.
TOLEDO FILHO, Jorge Ribeiro de. Introdução ao mercado de capitais brasileiro. 1ª ed. São Paulo. Editora Lucre. 1997.128p.
 

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