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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH4708 - Marketing Internacional
International Marketing

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
- Definir e discutir a diferença dos conceitos de marketing internacional e marketing global
- Estudar o que constitui o ambiente global de negócios e suas variáveis
- Analisar as estratégias globais de marketing.
- Identificar as partes constituintes de um programa global de marketing e suas formas de implementação
- Discutir as atribuições da gerência de operações globais e dos impactos das cadeias globais de suprimentos no marketing
- Avaliar as estratégias de branding global
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
998313 - Josmar Andrade
1603428 - Miguel Angelo Hemzo
 
Programa Resumido
A disciplina busca oferecer subsídios para a compreensão dos impactos dos ambientes globais e internacionais de negócios na prática do marketing. Serão abordadas questões das variáveis da superestrutura, de infraestrutura e do comportamento do consumidor que impactam as decisões de gestão em marketing.
 
 
 
Programa
- Negócios internacionais e globalização: evolução histórica e diferenciação
- O ambiente econômico global
- O ambiente global de marketing: política, legislação e finanças
- O ambiente global de marketing: cultura e sociedade
- Sistemas de informação e pesquisa em mercados internacionais e globais
- Segmentação, seleção de mercado-alvo e posicionamento em mercados internacionais e globais
- Estratégias de expansão e de entrada
- Estratégias cooperativas e alianças estratégicas globais
- Branding em ambiente global
- Comunicação global
- A condição brasileira em um cenário global
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas e/ou trabalhos.
Critério
NOTA FINAL = 0,15(PI) + 0,25(PF) + 0,25[(Q1+Q2+Q3+Q4)/4] + 0,15[(C1+C2+C3)/3] + 0,20(TS)
PI = prova intermediária: até matéria da aula anterior
PF = prova final: toda a matéria
Q = quizz, serão aplicados 4 testes (quizz) em datas aleatórias, sem prévio aviso aos alunos, sendo que o conteúdo do mesmo será relativo ao tema da aula daquele dia. O teste será aplicado ao início de cada aula, e sua não realização naquele momento implica na atribuição de nota zero.
C = cases para análise que serão distribuídos durante as aulas.
TS = trabalho semestral
Norma de Recuperação
Provas e/ou trabalhos.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
KEEGAN, Warren J. Marketing Global. São Paulo: Prentice Hall, 2004

Bibliografia Complementar:
ALMEIDA, A. Internacionalização de empresas brasileiras – perspectivas e riscos. Rio de Janeiro: Elsevier. 2007. 

BRAUDEL, Fernand. A dinâmica do capitalismo. 2. Ed. Lisboa (Portugal): Teorema, 1986
DE MOOIJ, Marieke. Global marketing and advertising: understanding cultural paradoxes. Thousand Oaks (E.U.A.): Sage, 1998
FEATHERSTONE, Mike. Cultura global. 3. Ed. Petrópolis: Vozes, 1999
FURTADO, Celso. O capitalismo global. São Paulo: Paz e Terra, 1998
GRIFFITH, David A .; CAVUSGIL Salih T.; XU, Shichun. Emerging themes in international business research. Journal of International Business Studies. V.39, p. 1220–1235, 2008
HOFSTEDE, Geert H. Cultural consequences: international diferences in work related value. Beverly Hills (E.U.A.): Sage, 1985
JOHANSON, Johny. Global Marketing: Foreign Entry, Local Marketing, and Global Management. 5.ed. New York (E.U.A.): McGraw Hill Irwin , 2008
KOTABE, Masaaki; HELSEN, Kristiaan. Administração de Marketing Global. São Paulo: Atlas, 2000
KOTLER, Philip. Pensar globalmente, atuar localmente. HSM Management. Ed. Maio-junho, p. 6-12, 1997
KUMAR, V. ; NAGPAL, Anish. Segmenting global markets: look before you leap. Marketing Research. V. 13, n. 1, p. 8-13, 2001
LEVITT, Theodore. The globalization of markets. Harvard Business Review. Ed. May-june , p. 92-102, 1983
LUTHENS, Fred; DOH, Jonathan P. International Management: Culture, Strategy, and Behavior. 8. Ed.. New York (E.U.A.): McGraw Hill Irwin, 2011
OHMAE, Kenichi. O fim do Estado-Nação: ascensão das economias regionais. Rio de Janeiro: Campus, 1996
PORTER, Michael. Vantagem competitiva das nações: Rio de Janeiro: Campus, 1993
QUELCH, John. Pensar localmente, o novo paradigma. HSM Management. Ed. Março-abril, p. 40-48, 2001
SCHOLTE, Jan A. What is globalisaton? The definitional issue – again. The Universtiy of Warwick: Centre for the study of globalisation and regionalisation. CSGR Working paper nr. 109/02, 2002
WILD, J.J, WILD, K. L., HAN, J.C.Y. International business: the challenges for globalization. London: Prentice Hall, 3rd edition. 2005. 



Serão indicadas publicações de periódicos nacionais e internacionais para leitura pelos alunos.
 

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