- Definir e discutir a diferença dos conceitos de marketing internacional e marketing global- Estudar o que constitui o ambiente global de negócios e suas variáveis- Analisar as estratégias globais de marketing.- Identificar as partes constituintes de um programa global de marketing e suas formas de implementação- Discutir as atribuições da gerência de operações globais e dos impactos das cadeias globais de suprimentos no marketing- Avaliar as estratégias de branding global
A disciplina busca oferecer subsídios para a compreensão dos impactos dos ambientes globais e internacionais de negócios na prática do marketing. Serão abordadas questões das variáveis da superestrutura, de infraestrutura e do comportamento do consumidor que impactam as decisões de gestão em marketing.
- Negócios internacionais e globalização: evolução histórica e diferenciação- O ambiente econômico global- O ambiente global de marketing: política, legislação e finanças- O ambiente global de marketing: cultura e sociedade- Sistemas de informação e pesquisa em mercados internacionais e globais- Segmentação, seleção de mercado-alvo e posicionamento em mercados internacionais e globais- Estratégias de expansão e de entrada - Estratégias cooperativas e alianças estratégicas globais- Branding em ambiente global- Comunicação global- A condição brasileira em um cenário global
Bibliografia Básica:KEEGAN, Warren J. Marketing Global. São Paulo: Prentice Hall, 2004Bibliografia Complementar:ALMEIDA, A. Internacionalização de empresas brasileiras – perspectivas e riscos. Rio de Janeiro: Elsevier. 2007. BRAUDEL, Fernand. A dinâmica do capitalismo. 2. Ed. Lisboa (Portugal): Teorema, 1986DE MOOIJ, Marieke. Global marketing and advertising: understanding cultural paradoxes. Thousand Oaks (E.U.A.): Sage, 1998FEATHERSTONE, Mike. Cultura global. 3. Ed. Petrópolis: Vozes, 1999FURTADO, Celso. O capitalismo global. São Paulo: Paz e Terra, 1998GRIFFITH, David A .; CAVUSGIL Salih T.; XU, Shichun. Emerging themes in international business research. Journal of International Business Studies. V.39, p. 1220–1235, 2008HOFSTEDE, Geert H. Cultural consequences: international diferences in work related value. Beverly Hills (E.U.A.): Sage, 1985JOHANSON, Johny. Global Marketing: Foreign Entry, Local Marketing, and Global Management. 5.ed. New York (E.U.A.): McGraw Hill Irwin , 2008KOTABE, Masaaki; HELSEN, Kristiaan. Administração de Marketing Global. São Paulo: Atlas, 2000KOTLER, Philip. Pensar globalmente, atuar localmente. HSM Management. Ed. Maio-junho, p. 6-12, 1997KUMAR, V. ; NAGPAL, Anish. Segmenting global markets: look before you leap. Marketing Research. V. 13, n. 1, p. 8-13, 2001LEVITT, Theodore. The globalization of markets. Harvard Business Review. Ed. May-june , p. 92-102, 1983LUTHENS, Fred; DOH, Jonathan P. International Management: Culture, Strategy, and Behavior. 8. Ed.. New York (E.U.A.): McGraw Hill Irwin, 2011OHMAE, Kenichi. O fim do Estado-Nação: ascensão das economias regionais. Rio de Janeiro: Campus, 1996PORTER, Michael. Vantagem competitiva das nações: Rio de Janeiro: Campus, 1993QUELCH, John. Pensar localmente, o novo paradigma. HSM Management. Ed. Março-abril, p. 40-48, 2001SCHOLTE, Jan A. What is globalisaton? The definitional issue – again. The Universtiy of Warwick: Centre for the study of globalisation and regionalisation. CSGR Working paper nr. 109/02, 2002WILD, J.J, WILD, K. L., HAN, J.C.Y. International business: the challenges for globalization. London: Prentice Hall, 3rd edition. 2005. Serão indicadas publicações de periódicos nacionais e internacionais para leitura pelos alunos.