• Explorar temas atuais em pesquisa de marketing;• Desenvolver a capacidade de analisar problemas empresariais e a habilidade de traduzi-los em problemas específicos que possam ser resolvidos com a ajuda da pesquisa e análise de dados.
Esta disciplina abordará temas atuais e relevantes em pesquisa de marketing, que não tenham sido explorados anteriormente em outras disciplinas do curso ou que tenham a necessidade de serem abordados sob outro enfoque.
• Teoria da amostragem;• Tamanho de amostra;• Escalas e métodos estatísticos;• Ética em pesquisa;• Análise de banco de dados;• Apresentação dos resultados.
Bibliografia Básica:R.D.Cooper, e P.S.Schindler, Métodos de pesquisa em administração, Bookman, Porto Alegre, 2003.J.F.Hair Jr. et al. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Bookman, Porto Alegre, 2005.R.R.Torres, Estudo sobre os planos amostrais das dissertações e teses em administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: uma contribuição crítica, Mestrado diss., Universidade de São Paulo - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 2000.Bibliografia Complementar:D.Aaker et al., Pesquisa de marketing, Atlas, São Paulo, 2004.N.K.Malhotra, Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada, Bookman, Porto Alegre, 2001. J.F.Hair Jr. et al., Análise multivariada de dados, Bookman, Porto Alegre, 2005.F.N.Mattar, Pesquisa de marketing, Atlas, São Paulo, 1996.M.Pestana e J.Gageiro, Análise de dados para ciências sociais: a complementaridade do SPSS, Edições Sílado, Lisboa, 2003.