O intuito é fornecer ao graduando informações sócio-históricas e estéticas sobre os diferentes ramos da comunicação cultural, especialmente no Brasil e instrumentos para a análise e compreensão destas produções.
Abordagem diacrônica da história dos meios de comunicação, suas configurações estéticas e sociais, e suas inserções e desenvolvimento no Brasil. Análise crítica e compreensiva dos diferentes ramos da indústria comunicacional brasileira.
Imprensa: - A invenção da imprensa;- O nascimento da imprensa no Brasil;- A indústria editorial brasileira hoje;- A estética dos livros; a capa como instrumento de marketing;Cinema:- A invenção do cinema;- O nascimento do cinema no Brasil;- A estética da chanchada;- Cinema Novo e a estética da fome;- O cinema da Retomada e seus padrões estéticos;Televisão:- Inicio da TV e a inauguração da TV no Brasil;- Diários e emissoras associados - O empresário Assis Chateaubriand- Cultura, televisão e música nos anos 1960 – a estética nacionalista;- Telenovela a hegemonia da Rede Globo e o “Padrão Globo”;- TV e Indústria audiovisual no Brasil hoje.
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