A disciplina visa capacitar o aluno a: (a) compreender a dimensão psicossocial do comportamento humano. (b) a perspectiva psicossocial da saúde (c) conceituar a empatia e o acolhimento no campo da saúde. (d) realizar uma leitura do sujeito como ser integral
Dimensão psicossocial do comportamento humano e estratégias de atendimento em saúde. Diferentes perspectivas de análise do comportamento. O sujeito em uma perspectiva integral. O conceito de saúde. O resgate dos saberes locais da comunidade e dos grupos. A empatia e o acolhimento. O contato com o cliente e a entrevista.
1- As diferentes perspectivas de análise do comportamento em psicologia2- O sujeito em uma perspectiva integral3- O conceito de saúde: uma leitura crítica4-O resgate dos saberes locais da comunidade e dos grupos5-O conceito de empatia 6-Acolhimento
Bibliografia básicaARANHA, Maria Lúcia de Arruda. MARTINS, Maria Helena P. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2010.PINHEIRO, Roseni. GOMES, Marcia C. P.A. Acolhimento e vínculo: práticas deintegralidade na gestão do cuidado em saúde em grandes centros urbanos. Interface. Comunic, Saúde, Educ, v.9, n.17, p.287-301, mar/ago 2005SPINK, M. J. Psicologia social e saúde: práticas, saberes e sentidos. Petrópolis: Editora Vozes, 2003. Bibliografia ComplementarAYRES, José.Ricardo.C.M. Sujeito, intersubjetividade e práticas de saúde. Cadernos de Saúde Pública, v.1, n.1, p.63-72, 2001.FILGUEIRAS, S. L.; DESLANDES, S.F. Avaliação das ações de aconselhamento. Análise de uma perspectiva de prevenção centrada na pessoa. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 15(Sup. 2):121-131, 1999MERHY E.& ONOCKO R. (orgs) Agir em Saúde. Um Desafio para o Público. São Paulo: Editora Hucitec.1997