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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH5002 - Fundamentos Biológicos da Obstetrícia I
Biological Basis in Midwifery I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
1. Discutir de forma integrada os conhecimentos fundamentais da morfologia, fisiologia, farmacologia e bioquímica dos sistemas nervoso, facilitando a integração destes com os outros sistemas que serão estudados em Fundamentos Biológicos;
2. Aprofundar princípios de construção e função das unidades orgânicas desses sistemas enfatizando, sempre que pertinente, as adaptações que ocorrem na gravidez saudável;
3. Despertar no aluno raciocínio científico e crítico, favorecendo a integração do conhecimento tecido na disciplina de Fundamentos Biológicos do ponto de vista amplo e geral até o molecular.
4. Promover a participação discente como agente do processo ensino-aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades na execução de trabalhos em equipe;
5. Promover o desenvolvimento das formas de comunicação oral e escrita.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4779987 - Ivana Brito
 
Programa Resumido
Anatomia, fisiologia, bioquímica e farmacologia dos sistemas nervoso e motor somático.
 
 
 
Programa
Bloco I – Sistemas Sensoriais
• Introdução ao estudo do sistema nervoso
• Visão e audição
• Gustação e olfação
• Somestesia, dor e analgesia
• Organização estrutural do sistema nervoso
• Impulso nervoso: transmissão, codificação e processamento

Bloco II – Controle do movimento corporal
• Alavancas e bases de apoio para o movimento: ossos, músculos e articulações
• Relaxantes musculares e anestésicos
• Ativação muscular junção neuromuscular
• Integração sensório-motora e reflexos
• Controle neurovegetativo

Bloco III – Mecanismos de controle de estados corporais e funções mentais
• Memória e aprendizado
• Ritmos biológicos
• Fármacos que atuam na função do sistema nervoso central (antidepressivos, ansiolíticos e anticonvulsivantes)
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliações individuais por meio de provas escritas com conteúdo cumulativo, além de dinâmicas distribuídas ao longo do semestre. As dinâmicas incluem seminários, discussões, gincanas e outras, realizadas em grupo.
Critério
Critério para cálculo das médias
A cada avaliação será atribuída uma nota individual. A Média Final será composta pelas notas obtidas nas avaliações escritas, com seus respectivos pesos (crescentes à medida que o semestre progride), equivalendo a 70% da nota, mais a média das dinâmicas, equivalendo 30%.
Ao final do semestre, cada aluno terá obtido uma Média Final, assim composta:
(Média das avaliações) x 0,7 + (média das Dinâmicas) x 0,3

Da aprovação
Média Final igual ou superior a 5,0, aluno aprovado
Média Final entre 3,0 e 4,9 leva o aluno à Prova de Recuperação.
Média Final menor que 3,0, Reprovação
Norma de Recuperação
Alunos que atingirem média final entre 3,0 e 4,9 terão direito a uma avaliação com todo o conteúdo do semestre e deverão obter nota 5,0 para serem aprovados. Alunos que obtiverem média abaixo de 3,0 serão considerados reprovados.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica
LENT, R. 100 bilhões de Neurônios, Atheneu, 2a. Edição, 2004.
SILVERTHORN, D.U. Fisiologia Humana – Uma Abordagem Integrada – Ed. Manole, 2003.
SOBOTTA-BECHER, Atlas de Anatomia Humana - 18a. ed. Ed. Guanabara Koogan.

Bibliografia Complementar
DANGELO E Fattini. Anatomia Humana Básica - Atheneu, 2006.
MOORE, Keith L. Fundamentos de anatomia clínica - Guanabara-Koogan, 2004.
McMINN, R.M.H. & HYTECHINGS, R.T. Atlas de Anatomia - 2a. ed., Ed. Manole.
LEHNINGER, A.L. Princípios de Bioquímica. Sarvier, 2a. ed. São Paulo, 2000.
Rang, H.P.; Dale, M.M.; Ritter; Flower, J.R. Farmacologia – 6a ed.2007
REZENDE, J. Obstetrícia. 9ª ed. Ed. Guanabara Koogan, 2002.
 

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