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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH5006 - Assistência ao Recém-Nascido e Lactente
Newborn and Child Care

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
- Preparar o aluno para a assistência integral ao recém-nascido e ao lactente na rede hospitalar e ambulatorial. Compreender os aspectos envolvidos no relacionamento do recém-nascido e do lactente com a família, a equipe de saúde e a comunidade. . Refletir sobre os princípios norteadores da assistência integral ao recém-nascido e do lactente. Descrever as principais características da unidade de centro de parto normal, alojamento conjunto e ambulatorial. Distinguir as principais características do recém-nascido e do lactente nas diferentes fases do seu crescimento e desenvolvimento, correlacionando-as com os principais problemas apresentados durante a hospitalização. Distinguir as principais características nas diferentes fases de adaptação do recém-nascido ao ambiente extra-uterino. Planejar e prestar assistência ao recém-nascido e ao lactente em unidade de centro de parto normal, alojamento conjunto e ambulatorial.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
52624 - Maria Aparecida de Jesus Belli
 
Programa Resumido
Modelos de atenção ao recém-nascido que compõe o Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento. A organização da assistência ao recém-nascido em unidade de centro de parto normal, alojamento conjunto e ambulatorial. Cuidados imediatos e mediatos ao recém-nascido. As fases de adaptação do recém-nascido. Formação do vínculo mãe-filho. Alimentação do recém-nascido e lactente. A interação do recém-nascido e do lactente com a família, a equipe de saúde e a comunidade. Medidas para proteção do recém-nascido e ao lactente nas unidades de internação e ambulatorial. Assistência ao recém-nascido e ao lactente até os dois meses de vida no contexto da família e da comunidade. Evidências científicas sobre as práticas de assistência ao recém-nascido e ao lactente. Desenvolvimento de atividades teórico-práticas em unidades primárias de atenção à saúde materna e perinatal.
 
 
 
Programa
- Políticas Nacionais e programas de assistência ao neonato e à família e as implicações para a assistência.  Programa de Atenção Humanizada ao Neonato. Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno. Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimento. Programa de Triagem Neonatal. Política Nacional de Humanização da Assistência. Iniciativa Hospital Amigo da Criança.
- As fases de adaptação; classificação; desenvolvimento; necessidades básicas; formação do vínculo mãe filho; amamentação e alimentação; planejamento de alta hospitalar; seguimento (follow-up do neonato) e educação em saúde do recém-nascido e lactente.
- A saúde do neonato, do lactente e da família, em diferentes contextos assistenciais: na unidade de centro obstétrico; centro de parto normal; banco de leite humano; ambulatório e domicílio e no transporte inter e extra hospitalar.
- A interação do recém-nascido e do lactente com a família, a equipe de saúde e a comunidade.
- Os setores de cuidados ao recém-nascido e ao lactente.
- A assistência ao recém-nascido e ao lactente no contexto da família e da comunidade.
- Evidências científicas sobre as práticas de assistência ao recém-nascido e ao lactente.
- Desenvolvimento de atividades teórico-práticas em unidades de atenção à saúde materna e ao recém-nascido e lactente.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Provas escrita parcial e final (individual e sem consulta) com pontuação de 0 a 10.
- Desempenho nas atividades teórico com freqüência igual ou superior a 70%.
Critério
- Será aplicado Peso 1 para as provas escritas.
Norma de Recuperação
- Aplicável ao aluno que apresentar a média final abaixo de 05 (cinco) e apresentar freqüência inferior a 70%, em avaliações individuais e atividades teórico-prática. O aluno será avaliado através de prova escrita (individual e sem consulta).
Prova substitutiva
- Somente para os alunos que apresentarem comprovante que justifique a falta à prova.
- O aluno só poderá fazer uma prova substitutiva.
- A prova substitutiva será aplicada no final do semestre e abordará todo o conteúdo da disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica:

AVERY, GB; FLETCHER, MA; MACDONALD, MG. Neonatologia. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
Bueno, M.; Belli, Maria AJB; Kimura, AF (Org.). Manual de Assistência em Enfermagem Neonatal. São Paulo: Difusão Editora, 2009.
SEGRE, C et al. Perinatologia - Fundamentos e Prática. São Paulo: SAVIER, 2009.

Bibliografia complementar:

ALMEIDA, MFB et al. Reanimação neonatal: diretrizes para o profissional de saúde. SOCIEDADE BRASILEIA DE PEDIATRIA/PROGRAMA DE REANIMAÇÃO NEONATAL. Rio de Janeiro, 2012.
CARVALHO, MR, TAMEZ, RN. Amamentação: bases científicas. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.
CARVALHO, M; LOPES, JMA. Avanços em Perinatologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
COSTA, HPF; MARBA, ST. O Recém-nascido de Muito Baixo Peso. Rio de Janeiro: Atheneu, 2004.
FILHO ALVES, N; CORRÊA, MD. Manual de Perinatologia. São Paulo: MEDSI, 1990.
FERNANDES, AT et al. Infecção hospitalar e suas interfaces na saúde. Rio de Janeiro: Atheneu, 2000.
PESSOA, JHL. Puericultura: conquista de saúde da criança e do adolescente. São Paulo: Atheneu, 2013.
WONG, DL. Fundamentos de enfermagem pediátrica. 8ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
 

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