- Preparar o aluno para a assistência integral ao recém-nascido e ao lactente na rede hospitalar e ambulatorial. Compreender os aspectos envolvidos no relacionamento do recém-nascido e do lactente com a família, a equipe de saúde e a comunidade. . Refletir sobre os princípios norteadores da assistência integral ao recém-nascido e do lactente. Descrever as principais características da unidade de centro de parto normal, alojamento conjunto e ambulatorial. Distinguir as principais características do recém-nascido e do lactente nas diferentes fases do seu crescimento e desenvolvimento, correlacionando-as com os principais problemas apresentados durante a hospitalização. Distinguir as principais características nas diferentes fases de adaptação do recém-nascido ao ambiente extra-uterino. Planejar e prestar assistência ao recém-nascido e ao lactente em unidade de centro de parto normal, alojamento conjunto e ambulatorial.
Modelos de atenção ao recém-nascido que compõe o Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento. A organização da assistência ao recém-nascido em unidade de centro de parto normal, alojamento conjunto e ambulatorial. Cuidados imediatos e mediatos ao recém-nascido. As fases de adaptação do recém-nascido. Formação do vínculo mãe-filho. Alimentação do recém-nascido e lactente. A interação do recém-nascido e do lactente com a família, a equipe de saúde e a comunidade. Medidas para proteção do recém-nascido e ao lactente nas unidades de internação e ambulatorial. Assistência ao recém-nascido e ao lactente até os dois meses de vida no contexto da família e da comunidade. Evidências científicas sobre as práticas de assistência ao recém-nascido e ao lactente. Desenvolvimento de atividades teórico-práticas em unidades primárias de atenção à saúde materna e perinatal.
- Políticas Nacionais e programas de assistência ao neonato e à família e as implicações para a assistência. Programa de Atenção Humanizada ao Neonato. Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno. Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimento. Programa de Triagem Neonatal. Política Nacional de Humanização da Assistência. Iniciativa Hospital Amigo da Criança.- As fases de adaptação; classificação; desenvolvimento; necessidades básicas; formação do vínculo mãe filho; amamentação e alimentação; planejamento de alta hospitalar; seguimento (follow-up do neonato) e educação em saúde do recém-nascido e lactente.- A saúde do neonato, do lactente e da família, em diferentes contextos assistenciais: na unidade de centro obstétrico; centro de parto normal; banco de leite humano; ambulatório e domicílio e no transporte inter e extra hospitalar.- A interação do recém-nascido e do lactente com a família, a equipe de saúde e a comunidade.- Os setores de cuidados ao recém-nascido e ao lactente. - A assistência ao recém-nascido e ao lactente no contexto da família e da comunidade. - Evidências científicas sobre as práticas de assistência ao recém-nascido e ao lactente.- Desenvolvimento de atividades teórico-práticas em unidades de atenção à saúde materna e ao recém-nascido e lactente.
Bibliografia básica:AVERY, GB; FLETCHER, MA; MACDONALD, MG. Neonatologia. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.Bueno, M.; Belli, Maria AJB; Kimura, AF (Org.). Manual de Assistência em Enfermagem Neonatal. São Paulo: Difusão Editora, 2009. SEGRE, C et al. Perinatologia - Fundamentos e Prática. São Paulo: SAVIER, 2009. Bibliografia complementar:ALMEIDA, MFB et al. Reanimação neonatal: diretrizes para o profissional de saúde. SOCIEDADE BRASILEIA DE PEDIATRIA/PROGRAMA DE REANIMAÇÃO NEONATAL. Rio de Janeiro, 2012.CARVALHO, MR, TAMEZ, RN. Amamentação: bases científicas. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.CARVALHO, M; LOPES, JMA. Avanços em Perinatologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.COSTA, HPF; MARBA, ST. O Recém-nascido de Muito Baixo Peso. Rio de Janeiro: Atheneu, 2004.FILHO ALVES, N; CORRÊA, MD. Manual de Perinatologia. São Paulo: MEDSI, 1990.FERNANDES, AT et al. Infecção hospitalar e suas interfaces na saúde. Rio de Janeiro: Atheneu, 2000. PESSOA, JHL. Puericultura: conquista de saúde da criança e do adolescente. São Paulo: Atheneu, 2013.WONG, DL. Fundamentos de enfermagem pediátrica. 8ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.