Esta disciplina busca refletir sobre o desenvolvimento sócio-histórico da noção de “infância” e evidenciar o caráter contingente das características e necessidades atribuídas à natureza infantil. Pretende ainda analisar os processos de normalização da infância e da família por meio da escola; da divulgação dos conhecimentos científicos sobre o homem e da atuação dos especialistas na esfera social.
A disciplina apresenta as transformações históricas que favoreceram o surgimento da infância como categoria social. Examina diferentes configurações de infância e de família no Brasil e suas transformações no decorrer do tempo. Analisa os modos de educação das crianças na família e na escola, privilegiando as relações entre as práticas educativas, os saberes especializados e as normas vigentes nessas instituições sociais.
- A duração da infância.- A criança: da periferia ao centro da família.- Conhecimentos científicos e recomendações para uma infância saudável e bem educada.- A escola como lugar social da criança.- As complexas relações entre universo familiar e escolar.
Bibliografia básica: ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Trad. Dora Flaksman, 2ª. ed., Livros Técnicos e Científicos Editora, 1981.COSTA, Jurandir Freire. Ordem Médica e Norma Familiar. Rio de Janeiro, Graal, 2004.DONZELOT, Jacques. A Polícia das Famílias. Rio de Janeiro, Graal, 2001.Bibliografia complementar:BADINTER, Elisabeth. Um Amor Conquistado: o mito do amor materno. Trad. Waltensir Dutra. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1985.BADINTER, Elisabeth. O conflito: a mulher e a mãe. São Paulo/ Rio de Janeiro: Record, 2011.BOTO, Carlota. A Escola do Homem Novo: entre o Iluminismo e a Revolução Francesa.GOUVÊA, Maria Cristina; GERKEN, Carlos Henrique. Desenvolvimento humano: história, conceitos e polêmicas. São Paulo: Cortez, 2010.LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância. Rio de Janeiro, Graphia, 2006.PRIORE, Mary Del. História das Crianças no Brasil.São Paulo, Contexto, 2000.SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de Civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo, UNESP, 1998.