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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH5009 - História Social da Criança e da Família
Child and Family Social History

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Esta disciplina busca refletir sobre o desenvolvimento sócio-histórico da noção de “infância” e evidenciar o caráter contingente das características e necessidades atribuídas à natureza infantil. Pretende ainda analisar os processos de normalização da infância e da família  por meio da escola; da divulgação dos conhecimentos científicos sobre o homem e da atuação dos especialistas na esfera social.
 
 
 
Programa Resumido
A disciplina apresenta as transformações históricas que favoreceram o surgimento da infância como categoria social. Examina diferentes configurações de infância e de família no Brasil e suas transformações no decorrer do tempo. Analisa os modos de educação das crianças na família e na escola, privilegiando as relações entre as práticas educativas, os saberes especializados e as normas vigentes nessas instituições sociais.
 
 
 
Programa
- A duração da infância.
- A criança: da periferia ao centro da família.
- Conhecimentos científicos e recomendações para uma infância saudável e bem educada.
- A escola como lugar social da criança.
- As complexas relações entre universo familiar e escolar.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas e trabalhos.
Critério
Discussão de textos, aulas expositivas e seminários.
Norma de Recuperação
Aplicável ao aluno que apresentar a média final abaixo de 05 (cinco) e apresentar freqüência inferior a 70.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica: 
ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Trad. Dora Flaksman, 2ª. ed., Livros Técnicos e Científicos Editora, 1981.
COSTA, Jurandir Freire. Ordem Médica e Norma Familiar. Rio de Janeiro, Graal, 2004.
DONZELOT, Jacques. A Polícia das Famílias. Rio de Janeiro, Graal, 2001.

Bibliografia complementar:
BADINTER, Elisabeth. Um Amor Conquistado: o mito do amor materno. Trad. Waltensir Dutra. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1985.
BADINTER, Elisabeth. O conflito: a mulher e a mãe. São Paulo/ Rio de Janeiro: Record, 2011.
BOTO, Carlota. A Escola do Homem Novo: entre o Iluminismo e a Revolução Francesa.
GOUVÊA, Maria Cristina; GERKEN, Carlos Henrique. Desenvolvimento humano: história, conceitos e polêmicas. São Paulo: Cortez, 2010.
LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância. Rio de Janeiro, Graphia, 2006.
PRIORE, Mary Del. História das Crianças no Brasil.São Paulo, Contexto, 2000.
SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de Civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo, UNESP, 1998.
 

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