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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH5011 - O Ciclo Vital Humano
The Human Life Cycle

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Espera-se que ao finalizar a disciplina o estudante seja capaz de:
• Compreender as diferentes fases do ciclo vital humano, apreendidas como construções sociais, culturais e históricas.
•Compreender, a partir de perspectiva socioantropológica, a diversidade e pluralidade da infância; juventude; vida adulta e envelhecimento, em nossa sociedade.
• Compreender as construções e variações do ciclo vital humano a partir de uma perspectiva que relaciona e articula meio ambiente, sujeito, família, sociedade, cultura e história.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1817354 - Régia Cristina Oliveira
 
Programa Resumido
Esta disciplina pretende propiciar aos estudantes a oportunidade de estudar e refletir sobre a diversidade e pluralidadedas fases da vida (infância, adolescência, juventude, vida adulta, envelhecimento), com especial atenção para as transformações sociais em que vivemos. Considera-se o ciclo vital humano um processo que é diferentemente vivido pelos sujeitos, segundo os contextos sociais em que se inserem e as diferentes clivagens sociais, como classe, gênero, raça/etnia, que os diferenciam.
 
 
 
Programa
1. Ritos de iniciação: construções sociais dos ciclos de vida
2. Infância, adolescência e juventude: considerações socioantropológicas
3. Vida adulta e velhice no cenário contemporâneo
 
 
 
Avaliação
     
Método
•Participação em aula: assiduidade; contribuições em discussões e interação grupal. •Participação nas atividades propostas: filmes, documentários e atividades em grupo. •Apresentação de seminário. •Apresentação de trabalho final
Critério
•Média ponderada dos itens de avaliação. O aluno será aprovado se a média final for maior ou igual a 5 (cinco) e a freqüência maior ou igual a 70%.
Norma de Recuperação
•Prova de recuperação sobre o conteúdo de todo o semestre para os alunos que não obtiverem média final igual a 5 (cinco).
 
Bibliografia
     
ARIÈS, P. História Social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, l981.

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PERALVA, A. O jovem como modelo cultural. Revista Brasileira de Educação, Anped, São Paulo, n. 5 e 6, 1997, pg 15-24

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VAN GENNEP, A. Os ritos de passagem. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011
 

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