Ao final da disciplina, o aluno deverá: (1) Identificar e conceituar o cuidado em saúde. (2) Analisar as relações humanas e sociais em uma perspectiva de gênero (3) Discutir e problematizar as dificuldades do trabalho com a dor e o sofrimento (4) Identificar as estratégias terapêuticas e de promoção de saúde utilizadas por profissionais na relação com o cliente e com os grupos.
Possibilitar aos alunos elementos para que eles possam compreender as bases conceituais das relações de cuidado em saúde e as relações humanas e sociais em uma perspectiva de gênero.
• Problematização do conceito de terapêutico Conceituando o cuidado em saúde.• O Cuidado nas praticas cotidianas: desafios e dilemas enfrentados pelo o profissional de saúde.• Quem cuida do cuidador? Reflexão sobre a saúde mental no cotidiano dos profissionais de saúde• Refletindo sobre a morte e sofrimento• Relações de Gênero e cuidado• Os grupos na promoção de saúde -Relações humanas e dinâmicas de grupo• A especificidade do trabalho em grupos com mulheres
Bibliografia básicaELIAS N. A solidão dos moribundos seguido de envelhecer e morrer . Rio de Janeiro. Jorge Zahar, 2001.FOUCAULT M. A Microfísica do Poder. Rio de Janeiro Graal, 2006 SCAVONE L. Dar a vida e cuidar da vida : Feminismos e Ciências Sociais - São Paulo. Editora Unesp 2004Bibliografia complementarAYRES J.R.- O cuidado, os modos de ser(do) humano e as práticas de saúde.In: Saúde e Sociedade v.13, n.3, p.16-29, set-dez 2004. Disponível at: http://www.portaldoenvelhecimento.net/artigos/cuidado.pdfCAMPOS ,G.W.S. A Saúde Pública e a defesa da vida . Hucitec São Paulo ,2006CAMPOS E. P. – Quem cuida do cuidador ? Petropólis Ed Vozes, 2006. CAMPOS, R. H F ET. All – Psicologia Social comunitária : da solidariedade a autonomia . Petropolis Vozes , 2003FILGUEIRAS, Sandra Lúcia e DESLANDES, Suely Ferreira. Avaliação das ações de aconselhamento. Análise de uma perspectiva de prevenção centrada na pessoa. Cad. Saúde Pública. [online].Dísponível at:: http://www.scielo.br/scieloGOLDANI ªª M. Família, gênero e políticas: famílias brasileiras nosanos 90 e seus desafios como fator de proteção In : Revista Brasileira de Estudos de População, v.19, n.1, jan./jun. 2002. Disponível at: http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/rev_inf/vol19_n1_2002/vol19_n1_2002_2artigo_29_48.pdfPEDRO, Joana Maria.Traduzindo o debate : o uso da categoria de gênero na pesquisa histórica. Revista História vol.24 no.1Franca 2005. Disponível at: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-90742005000100004&script=sci_arttext&tlng=ptPINHEIRO R., MATTOS R.(orgs) Construção da integralidade: cotidiano, saberes e práticas em saúde. Rio de Janeiro, UERJ, IMS: ABRASCO 2003.