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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH5013 - Relações Humanas e Sociais e Cuidado em Saúde
Social and Human Relations and Health Care

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Ao final da disciplina, o aluno deverá: (1) Identificar e conceituar o cuidado em saúde. (2) Analisar as relações humanas e sociais em uma perspectiva de gênero (3) Discutir e problematizar as dificuldades do trabalho com a dor e o sofrimento (4) Identificar as estratégias terapêuticas  e de promoção de saúde utilizadas por profissionais na relação com o cliente e com os grupos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2796301 - Jacqueline Isaac Machado Brigagão
 
Programa Resumido
Possibilitar aos alunos elementos para que eles possam compreender as bases conceituais das relações de cuidado em saúde e as relações humanas e sociais em uma  perspectiva de gênero.
 
 
 
Programa
• Problematização do conceito de terapêutico Conceituando o cuidado em saúde.
• O Cuidado nas praticas cotidianas: desafios e dilemas enfrentados pelo o profissional de saúde.
• Quem cuida do cuidador? Reflexão sobre a saúde mental no cotidiano dos profissionais de saúde
• Refletindo sobre a morte e sofrimento
• Relações de Gênero e cuidado
• Os grupos na promoção de saúde -Relações humanas e dinâmicas de grupo
• A especificidade do trabalho em grupos com mulheres
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas
Mesas-redondas
Seminários
Critério
A avaliação será realizada continuamente durante o semestre. A nota final será a média ponderada de todos exercícios de avaliação realizados durante o semestre.
Norma de Recuperação
Provas e/ou trabalhos.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica
ELIAS N. A solidão dos moribundos seguido de envelhecer e morrer . Rio de Janeiro. Jorge Zahar, 2001.
FOUCAULT M. A Microfísica do Poder. Rio de Janeiro Graal, 2006
SCAVONE L. Dar a vida e cuidar da vida : Feminismos e Ciências Sociais - São Paulo. Editora Unesp 2004
Bibliografia complementar
AYRES J.R.- O cuidado, os modos de ser(do) humano e as práticas de saúde.In: Saúde e Sociedade v.13, n.3, p.16-29, set-dez 2004. Disponível at: http://www.portaldoenvelhecimento.net/artigos/cuidado.pdf
CAMPOS ,G.W.S. A Saúde Pública e a defesa da vida . Hucitec São Paulo ,2006
CAMPOS E. P. – Quem cuida do cuidador ? Petropólis Ed Vozes, 2006.
CAMPOS, R. H F ET. All – Psicologia Social comunitária : da solidariedade a autonomia . Petropolis Vozes , 2003
FILGUEIRAS, Sandra Lúcia e DESLANDES, Suely Ferreira. Avaliação das ações de aconselhamento. Análise de uma perspectiva de prevenção centrada na pessoa. Cad. Saúde Pública. [online].Dísponível at:: http://www.scielo.br/scielo
GOLDANI ªª M. Família, gênero e políticas: famílias brasileiras nos
anos 90 e seus desafios como fator de proteção In : Revista Brasileira de Estudos de População, v.19, n.1, jan./jun. 2002. Disponível at: http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/rev_inf/vol19_n1_2002/vol19_n1_2002_2artigo_29_48.pdf
PEDRO, Joana Maria.Traduzindo o debate : o uso da categoria de gênero na pesquisa histórica. Revista História vol.24 no.1Franca 2005. Disponível at: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-90742005000100004&script=sci_arttext&tlng=pt
PINHEIRO R., MATTOS R.(orgs) Construção da integralidade: cotidiano, saberes e práticas em saúde. Rio de Janeiro, UERJ, IMS: ABRASCO 2003.

 

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