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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH5014 - Aspectos Psicossociais da Gestação, Parto e Pós-Parto
Psychosocial Aspects of Pregnancy, Childbirth and Postpartum Period

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Ao final da disciplina, o aluno deverá:
- compreender conceitos que lhe permitam desenvolver relacionamento profissional e ações de saúde focalizando os componentes básicos do relacionamento interpessoal; modos de comunicação; interação profissional com a mulher nas diferentes etapas do ciclo gravídico-puerperal;
- refletir sobre as vivências do aluno nos com a mulher e a família, caracterizando as possíveis situações de crise.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2796301 - Jacqueline Isaac Machado Brigagão
 
Programa Resumido
Implicações psicossociais da construção social da maternidade e da paternidade. Aspectos psicológicos da gravidez, parto e pós-parto. Relação família bebê e vínculos afetivos. Aspectos psicossociais da gravidez na adolescência.
 
 
 
Programa
(1)Implicações psicossociais da construção social da maternidade e paternidade.
(2)Aspectos psicológicos da gravidez, parto e pós-parto.
(3) A preparação para o parto
(4) O puerpério e a rede de suporte a mulher 
(5)A relação família bebê e os vínculos afetivos.
(6) O bebe e as relações afetivas 
(7)A gravidez na adolescência.
(8) Grupos como estratégia de cuidado
 
 
 
Avaliação
     
Método
•• Participação em aula, nas leituras e discussões de casos, na realização e apresentação dos trabalhos. • Avaliações individuais e em grupo ao longo do semestre. • Planejar, coordenar e avaliar grupos dirigidos a comunidade;
Critério
• Média ponderada dos itens de avaliação. O aluno será aprovado se a média final for maior ou igual a 5 (cinco).
Norma de Recuperação
Norma de recuperação • Prova de recuperação sobre o conteúdo de todo o semestre para os alunos que não obtiverem média final igual a 5 (cinco). Prova Substitutiva • Não se prevê prova substitutiva nesta disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica

BARBOSA,R.M., AQUINO E.M.L, HEILBORN,M.L, BERQUÓ.E.-Interfaces-genero,sexualidade e saúde reprodutiva. Campinas, Ed. Unicamp,2002.

BRAZELTON, T. B., & CRAMER, B. G. As primeiras relações. São Paulo: Martins Fontes 1992.

OMS- Gravidez,parto.pós-parto e cuidados com o recém-nascido. Guia para a prática fundamental. São Paulo Rocco, 2007.

Bibliografia complementar

DAVIES E.- Hearth and hands :a midwife guide to pregnancyand birth. Berkeley California. Celestial Arts 2004.

GUTMAN, LAURA. A maternidade e o encontro com a própria sombra. Rio de Janeiro: BestSeller, 2010.

HEILBORN ML , SALEM T , ROHDEN F , BRANDÃO E , KNAUTH D , VICTORIA C , et al. Aproximações socioantropológicas sobre gravidez na adolescência. Horizontes Antropológicos 2002; 8: 13-45. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-7183200200010000.

MALDONADO, M.T. -Psicologia da gravidez: parto e puerpério. Petrópolis: Vozes.1990.

QUEIROZ A B. A, ARRUDA A. –Refletindo sobre a saúde reprodutiva e a situação de infertilidade . Cadernos de Saúde Coletiva , Rio de Janeiro 14 (1): 163 - 178, 2006. Disponível em: http://www.nesc.ufrj.br/cadernos/2006_1/resumos/Ana_Beatriz_2006_1.pdf.

SOIFER, R. - Gravidez, Parto e Puerpério. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

SCHWENGBER, Daniela Delias de Sousa e PICCININI, Cesar Augusto. O impacto da depressão pós-parto para a interação mãe-bebê. Estud. psicol. (Natal). [online]. 2003, vol. 8, no. 3 p 403-411. Disponível em: http://www.scielo.br.

SPINK M.J.P – Psicologia Social e Saúde: praticas saberes e sentidos. Petropólis vozes 2007.

TORNQUIST, Carmen Susana. Paradoxos da humanização em uma maternidade no Brasil. Cad. Saúde Pública, 2003, vol.19 suppl.2. Disponível at: http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2003000800023&lng=pt&nrm=iso.

Documentário :”Pai não é visita: Pelo direito de ser acompanhante.” Realização Instituto Papai e GEMA UFPE. 
 

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