A proposta pedagógica que norteará a estruturação e o desenvolvimento da disciplina será a da problematização e do enfoque na prática, visando instrumentalizar o aluno para a resolução de problemas clínicos e a busca ativa pelas competências essenciais para o desempenho técnico e crítico. A disciplina pretende oferecer condições para que o aluno aproveite a experiência do estágio para avaliar seus conhecimentos e adquirir outros mais qualificados. Além de utilizar as experiências em campo de estágio como matriz para fundamentar as intervenções e o cuidado prestado, fornecerá subsídios para a compreensão do cuidado prestado ao parto e nascimento, bem como o reconhecimento de riscos obstétricos e perinatais.
A disciplina se propõe a aproveitar os conteúdos oriundos da experiência dos alunos em campo de estágio, para dar o destaque e aprofundamento às competências clínicas necessárias ao futuro profissional para a atuação eficaz na assistência ao parto e nascimento. Serão realizados encontros semanais de 2 horas, sendo a primeira hora destinada à apresentação detalhada do caso clínico, seguida das intervenções de especialistas docentes e convidados. A avaliação será feita com base no envolvimento do aluno com a disciplina, manifesta pela assiduidade e esmero na pesquisa dos temas propostos.
- A assistência ao parto e nascimento no contexto de um Centro de Parto Normal- Urgências e emergências em Obstetrícia e Neonatologia- Competências profissionais na atenção ao parto e nascimento- Intervenções no parto e implicações para mães e bebês- Administração de conflitos na equipe interdisciplinar/ Os paradigmas profissionais
Bibliografia básicaBrasil. Ministério da Saúde (MS). Gestação de alto risco. Secretaria de Políticas de Saúde. Área Técnica da Saúde da Mulher. Brasília: MS, 2000.Brasil. Ministério da Saúde (MS). Urgências e emergências maternas: guia para diagnóstico e conduta em situações de risco de morte materna. Secretaria de Políticas de Saúde. Área Técnica da Saúde da Mulher. 2 ed. Brasília: MS, 2000.Organização Mundial da Saúde (OMS). Manejo das complicações na gestação e no parto. Porto Alegre: Artmed, 2005Bibliografia complementarNeme B. Obstetrícia Básica. São Paulo: Sarvier, 2000.Cunnigham FG, Leveno K. Manual de Obstetrícia Williams. 21 ed, Porto Alegre: Artmed, 2005.Zugaib M. et al. Obstetrícia. São Paulo: Manole, 2012Rezende J, Montenegro O. Obstetrícia Fundamental. 10 ed, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.Varney H, Kriebs JM, Gegor CL. Partería profesional de Varney. 4 ed. Washington: OPS/OMS, 2006.