Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH5033 - Fundamentação do Processo de Cuidar II
Grounding of Health Care Process II

Créditos Aula: 14
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 240 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
A disciplina deve instrumentalizar o aluno para: - Promover reflexões sobre a relação do profissional da saúde e o processo de cuidar; - Desenvolver o raciocínio clínico na prestação do cuidado; - Planejar, implementar e avaliar cuidados direcionados às necessidades humanas básicas; - Executar procedimentos específicos da assistência no cuidado à saúde da mulher e da saúde materna e perinatal.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1523412 - Maristela Belletti Mutt Urasaki
 
Programa Resumido
A segurança no processo de cuidar. O processo de cuidar e a sistematização da assistência no campo da Obstetrícia. Meio ambiente biologicamente seguro. Manutenção da integridade corporal. Administração de medicamentos e hemocomponentes. Cuidados de saúde relacionados às necessidades humanas básicas. Prática clínica de procedimentos técnicos fundamentais para o desenvolvimento do processo de cuidar em Obstetrícia
 
 
 
Programa
1- Cuidado e Segurança - Conceito de risco - Fatores que contribuem para o erro; - Avaliação de risco; - Gerenciamento de segurança/risco; - Sistematização do cuidado e segurança. 2- Sistematização do cuidado - Histórico de saúde; - Diagnóstico de enfermagem; - Prescrição de enfermagem; - Implementação; - Evolução de enfermagem (Registros). 3- Meio ambiente biologicamente seguro - Fatores que afetam a segurança biológica; - Ciclo da infecção e medidas para promover o ambiente seguro; - Procedimentos técnicos (higienização das mãos; manipulação de material estéril; paramentação cirúrgica e uso de EPI). Diagnósticos relacionados. 4- Manutenção da integridade cutânea - Traumas perineais, mamilares e ferida operatória; - Avaliação de feridas; - Limpeza e coberturas de feridas; - Técnicas de curativos. - Problemas dermatológicos na gestação e pós-parto. Diagnósticos relacionados. 5 – Administração de medicamentos - Conceitos gerais; - Fatores que afetam a administração de medicamentos; - Cuidados gerais e segurança na administração dos medicamentos; - Preparo e técnicas para administração de medicamentos nas diferentes vias; - Infusão de soluções; - Cálculo de medicações. Diagnósticos relacionados. 6 – Administração de hemocomponentes - Tipos de hemocomponentes; - Cuidados na administração de hemocomponentes. Diagnósticos relacionados. 7 - Cuidados relacionados as necessidades humanas básicas 7.1 Diagnósticos de enfermagem relacionados com a satisfação das necessidades de oxigenação - Intervenções relacionadas às necessidades de oxigenação; - Procedimentos técnicos relacionados às necessidades de oxigenação: aspiração de vias aéreas superiores, instalação de cateteres/equipamentos de oxigenação, ressuscitação cardiopulmonar. 7.2 Diagnósticos relacionados com a satisfação das necessidades de eliminação urinária e intestinal - Intervenções relacionadas às necessidades de eliminação; - Procedimentos técnicos relacionados às necessidades urinárias e intestinais: sondagem vesical de alívio e demora e sondagem retal. 7.3 Diagnósticos relacionados com a satisfação das necessidades nutricionais; - Intervenções relacionadas às necessidades nutricionais. 7.4 Diagnósticos relacionados com a satisfação da necessidade de conforto - Intervenções relacionadas às necessidades de conforto. 7.5 Diagnósticos relacionados com a satisfação da necessidade de manutenção da temperatura corporal - Intervenções relacionadas às necessidades de manutenção da temperatura corporal. 8 - Cuidados relacionados ao transporte de clientes. 9 - Cuidados com o corpo após a morte. 10 - Prática clínica de procedimentos técnicos fundamentais para o desenvolvimento do processo de cuidar no campo da Obstetrícia em serviços de saúde.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Estratégias de ensino - Aula expositiva dialogada - Leituras - Apresentação de vídeos - Exercícios / discussão em grupo - Atividades práticas em laboratório - Atividades práticas em serviços de saúde Avaliação - Prova escrita; - Exercícios e relatórios. - Avaliação de desempenho na prática clínica.
Critério
• Para realização das atividades práticas nos serviços de saúde o aluno deverá realizar todas as atividades práticas de laboratório ● Média ponderada dos itens de avaliação. • O aluno será aprovado se a média final for maior ou igual a 5 (cinco) e tiver freqüência maior ou igual a 70%.
Norma de Recuperação
• Prova de recuperação sobre o conteúdo de todo o semestre para os alunos que não obtiverem média final igual a 5 (cinco). ● Prova substitutiva: não está prevista nesta disciplina
 
Bibliografia
     
Bibliografia 1. Clayton, Bruce D; Stock, Yvonne N. Farmacologia na prática de enfermagem. 15ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 2. NANDA. Diagnósticos de Enfermagem da NANDA- definições e classificação 2015-2017. Porto Alegre. Artmed. 3. Potter PA, Perry AG. Fundamentos de Enfermagem. 8ª Ed. Rio de Janeiro. Ed. Elsevier, 2013. Bibliografia complementar 1. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Curso básico de Controle de infecção hospitalar. Caderno C: métodos de proteção anti-infecciosa. s/d. disponível em: http://www.cvs.saude.sp.gov.br/pdf/CIHCadernoC.pdf [acesso em 29/04/09]] 2. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual de segurança do paciente: higienização das mãos. s/d. disponível em http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/paciente_hig_maos.pdf. [acesso em 29/04/09] 3. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Boletim segurança do paciente. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa /Inicio/Servicos+de+Saude/Assunto+de+Interesse/ /Boletim+Seguranca+do+Paciente. 4. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Guia para o uso de hemocomponentes / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010. 5. Carpenito- Moyet LJ. Manual de diagnóstico de Enfermagem. 13ª Ed. Ed. Armed, Porto Alegre, 2011. 6. Jorge SA, Dantas SRPE. Abordagem multiprofissional do tratamento de feridas. São Paulo: Editora Atheneu, 2003. 7. SOARES, N. R. Administração de medicamentos na Enfermagem. Rio de Janeiro, Koogan, 2008.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH5033

Clique para consultar o oferecimento para ACH5033

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP